ESSE MUNDO É IMUNDO RAIMUNDO

ESSE MUNDO É IMUNDO RAIMUNDO

Enquanto os burrocratas se escondem atrás de conversas fiadas, cafezinhos, comissões, discursos inflamados, aplausos, documentos inócuos, sanções econômicas que só servem para dizer que alguém está fazendo alguma coisa, chovem bombas sobre a cabeça dos ucranianos. A ONU vai investigar se houve crimes contra a humanidade. Uma comissão vai investigar se houve crimes de guerra. Não é piada. Pensei que o maior crime de guerra fosse a própria guerra, pelo jeito não é. A comissão promete um tribunal de Nuremberg julgar o czar russo. Quero ver como vão arrastá-lo até o tribunal, o qual ele não reconhece. Alguém vai trazê-lo pela orelha? Biden? Macron?

Há um problemão que eu quero ver como as nações resolverão: há mais de um milhão de ucranianos em fuga. Quem vai acolhê-los? Como fará? com apoio de quem? Será que virão novos campos de concentração, como os que montaram na Alemanha, Itália e Grécia? para os que vieram da África e Ásia? Aposto que virarão cão sem dono.

Biden avisou. Todas as “impotências” sabiam que a Ucrânia seria invadida. Então, por que ninguém fez nada? Porque guerra dá um lucro danado. A indústria armamentista está rindo à toa. Morte matada dá um lucro danado. A indústria do medo, da bala vende para os dois lados e para aqueles que dizem que vão, mas não vão.

Os ucranianos, entre amedrontados e desesperados, colocam seus corpos a serviço da dignidade. Na sua ingenuidade, tentam copiar o homem da sacola que parou uma fila de tanques em frente à praça da Paz Celestial (não é ironia: o nome é esse mesmo) em Pequim. Vai piorar, haverá vontade, só não haverá corpos. A máquina de guerra aprende facilmente e desconsiderar o corpo, a dignidade, a coragem, o idealismo, por isso é uma máquina, enquanto isso os burrocratas se reúnem na ONU numa assembleia que não é convocada há dez anos. Cenas patéticas são presenciadas na ONU.

Putin, como todo CZAR, toma, invade, obriga o inimigo a se humilhar, a se acovardar, a se ajoelhar. A máquina de desinformação do czar é eficiente, manipula o nacionalismo da população.

A senhora solitária berrando com o homem com armas me fez lembrar de uma revolução "românica", a Revolução dos Cravos, em Portugal. Será essa guerra da semente do lírio, que a senhora deu ao soldado, enfeitará a morte? Enquanto isso, a China se abstém de votar na ONU contra o massacre, mas sorrateira fala com Putin: “Cuidado para não gastar tudo, guarde o meu”. o Brasil protestou com uma vontade danada de fazer exercícios de guerra com o czar. E Putin? Putin está cagando e andando para o mundo.

Putin é muito mais que um czar. É o mundo. Putin, matando ucranianos, botou medo danado no ocidente: “Não me encham o saco, senão faço roleta russa com vocês”. Aí o mundo gritou baixinho, bem baixinho, para ele não ouvir. Este mundo é imundo Raimundo. Rai de mundo.

 

Compartilhar: