A ETERNA LUTA ENTRE A VERDADE, A MENTIRA E A CARA-DE-PAU

A ETERNA LUTA ENTRE A VERDADE, A MENTIRA E A CARA-DE-PAU

(O Boca do Inferno)

DARWIN" E A MENTIRA: "As espécies que sobrevivem não são as espécies mais fortes, nem as mais inteligentes, e sim aquelas que se adaptam melhor às mudanças". Essa frase nunca foi dita nem escrita por Darwin. Na verdade, está em uma placa da Academia de Ciências da Califórnia. No Museu de História Nacional de Londres, em uma exposição sobre Darwin, atribuíram a ele a frase: "Na luta pela sobrevivência, os mais aptos ganham à custa de seus rivais, porque conseguem se adaptar melhor ao seu entorno".

MAQUIAVEL E A MENTIRA: "Os fins justificam os meios", A frase atribuída a Maquiavel, na verdade, nunca foi dita ou escrita por ele. Na verdade, está no poema Ovídio de Heroides.

LULA E MENTIRA: "Nunca na história deste país..." nem precisa ser atribuída a Lula, porque foi berrada aos quatro cantos na campanha política.

BOLSONARO E A VERDADE: "Pela memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff, pelo exército de Caxias, pelas Forças Armadas, pelo Brasil acima de tudo e por Deus acima de tudo, o meu voto é sim" – foi o trecho final do discurso de Bolsonaro, na votação pelo impeachment de Dilma Roussef, transmitido por dez entre dez emissoras na câmara dos deputados, entre vaias e aplausos e uma enxurrada de protestos.

GOBELLS E A VERDADE DA MENTIRA: "Uma mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade", frase atribuída a Joseph Gobbels, ministro de propaganda de Adolph Hitler, A frase foi dita originalmente em um pronunciamento para diretores de teatro no dia 8 de maio de 1933. Dois dias depois, houve uma grande queima de livros na Alemanha, uma estratégia do Ministério da Propaganda nazista de Goebbels.

DE GAULLE E A METIRA DA VERDADE: "Este não é um país sério" - Charles de Gaulle (presidente francês sobre o Brasil)

OS INCRÍVEIS E O PAÍS À BEIRA DO ABISMO DO "MILAGRE DO DELFIM": "Este é um país que vai pra frente" - Os incriveis, trilha sonora de uma famosa proganda durante o regime miitar.

MARTIM DE LUTHER KING E A CONSTATAÇÃO: O pastor Martim Luther King disse: "Nunca se esqueça que tudo o que Hitler fez na Alemanha era legal" e "A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar" estão provadas e comprovadas na sua biografia.

MONTEITO LOBATO E A VERDADE NUA E CRUA: "Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê". Monteiro Lobato, escritor nacionalista, do período pré-modernista. A Igreja fez fogueira dos seus livros.

Tire suas conclusões.

Compartilhar: