Excesso de dicas para o ENEM prejudica

Excesso de dicas para o ENEM prejudica

O ENEM virou uma luta de MMA. Para vencer, os alunos estão batendo cabeça. Muitos parecem um caminhão desgovernado, morro abaixo. Há uma enxurrada de informações. Só na quarta-feira (25/10/17) recebi um clipping da minha assessoria de imprensa com 44 dicas de diversas publicações que tentavam acertar o tema da redação, algumas delas esdrúxulas...

Como, além de professor, sou mantenedor de escola, consultor e orientador pedagógico, recebo o tempo todo, na minha sala, alunos à beira de um ataque de nervos. Agora passei a receber pais que não sabem o que fazer para aliviar o estresse do pimpolho. As minhas aulas se tornaram uma espécie de terapia de grupo.

O estresse é fruto de um acúmulo de vários fatores: excesso de aulas; não dormir (tomam café o dia inteiro para ficarem “acordados”, confundindo ficar acordado com tempo para estudar). Afinal a cafeína é um poderoso excitante, ninguém dorme, tomando excitante o dia inteiro; falta de atividades físicas; excesso de dicas; excesso de vestibulares (só nessas duas semanas, houve mais de dez, há os que já fizeram quase todos e não se deram bem, o psicológico foi para o espaço); promessas de “milagres”; acreditar que “sua vida” se resolverá em uma semana; medo de fazer cursinho no próximo ano; medo da prova; auto cobrança...

Lancei um e-book com orientações de especialistas: neurologista, nutrólogo; psicólogo; orientador físico; terapeutas de várias áreas para ajudá-los em uma área crucial: o bem-estar. Está disponibilizado nas páginas do Facebook das unidades do curso Criar Franca e do Criar Ribeirão Preto ou no site www.cursocriar.com.

Desde o momento em que lancei o texto dizendo que não tenho a pretensão de “acertar” o tema da redação do ENEM, curiosamente choveram perguntas sobre o que acho que vai cair, então fiz uma compilação dos temas mais discutidos pelos veículos de comunicação deste ano, só não esqueçam de que a banca examinadora mudou e o ENEM pode surpreender, como outros vestibulares vêm fazendo para evitar os “modelos” pré-fabricados de redação, portanto não se fiem nos “adivinhos”.

Vamos optar pela lógica do ENEM:

Como o ENEM gosta de se apropriar de todo tema em que há uma lei em discussão, a mobilidade urbana e a acessibilidade estão na pauta, como estão os estatutos da família, de proteção aos deficientes, aos idosos, à demarcação das terras indígenas.

Como o ENEM gosta das questões mais abrangentes: apropriação cultural, chegada de refugiados de países latino americanos ao Brasil; os problemas ambientais com o lixo e a água, o consumismo destruindo o meio ambiente; a cultura do ódio nas redes sociais; conflitos no campo entre índios e posseiros e grileiros, o culto desmedido à imagem podem aparecer.

Como o ENEM está sempre atrasado, as últimas três provas trouxeram temas sobre a intolerância: violência urbana; a riqueza de uns significa a miséria de muitos podem estar.

 

O último dos absurdos: o “Movimento ESCOLA SEM PARTIDO” entrou com um pedido na justiça para que as intervenções sociais possam ferir os direitos humanos. Isso evitaria que os alunos, ideologicamente alinhados com a esquerda, entrassem nas universidades. Depois disso, tudo pode acontecer, até mesmo eu “acertar o tema”.

Compartilhar: