Fuvest sem medo

Fuvest sem medo

2ª. Fase

Últimos quatro temas da FUVEST

2022 – As diferentes faces do riso.

2021 – O mundo contemporâneo está fora de ordem?

2020 – O papel da ciência no mundo contemporâneo

2019 – A importância do passado para a compreensão do presente

2018 – Devem existir limites para a arte?

Os temas são amplos (riso, tempo, arte), em relação ao mundo, ao comportamento, a fatos históricos, logo você deve abordá-lo apresentando uma tese clara, sem, no entanto, delimitá-lo: olhar só para um lado. “Quebre” a expectativa do corretor analisando mais de um lado da mesma questão, para isso, lance mão das analogias e dos argumentos de autoridade.

As artes visuais, sonoras e literárias levam a uma abordagem “autoral”. Coloque-se no lugar do corretor. Você está escrevendo para ele, ele não está dentro da sua cabeça. Explique, com clareza, o que pensa da forma mais convincente. Não bastar argumentar, é necessário persuadi-lo, seduzi-lo. A instrução da prova “não” pede a intervenção social, ao estilo ENEM.

Fuja desses esquemas coringa que entopem a internet, a USP usa o “farejador”, sistema que detecta essa espécie de “drible” no sistema educacional. Frases “bonitinhas” de autores famosos, sem contextualização, não constituem repertório cultural, são simples “decoreba”.

Controle-se: Você sente aquele friozinho na barriga? Quem bom! Acaba de descobrir que é humano(a). O nervosismo é fruto do medo do concorrente? O mesmo medo que você tem dele é o mesmo que ele tem de você.

Juízo. A prova escrita define sua classificação. Quem vai bem na prova de testes, nem sempre escreve bem. Nas questões abertas, escreva apenas o que pede o enunciado, mostre que sabe ler.

Compartilhar: