Hoje é o dia Nacional do Livro (29/10/17)

Hoje é o dia Nacional do Livro (29/10/17)

(Prof.: Luiz Cláudio Jubilato)

“Esta é uma obra de ficção, qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência”.

O Brasil é um dos países em que menos se lê no mundo: 44% dos brasileiros não leem e 30% nunca comprou um livro. Argentinos chilenos e cubanos, por exemplo, leem mais. Desculpem a explicação desnecessária.
O Brasil é um dos países em que menos se lê no mundo, se o compararmos a quaisquer países membros dos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China). Desculpem a explicação desnecessária. Não farei essa comparação com países desenvolvidos, porque, neste caso, deixaremos de ser catacrese (metáfora desgastada) para nos tornarmos hipérbole (exagero). Desculpem a explicação desnecessária.
O Brasil é um país onde há vestibulares e a maioria possui um "listagem oficial", para "estimular o aluno a ler", mas não tem uma política para disseminação do livro Na verdade, estimulou a confecção de resumos de livros e criou os professores "dadores" de aulas de literatura.
O Brasil é um país em que menos se lê no mundo. Um aluno chega à universidade, para cursar direito, por exemplo, e nunca leu um livro na vida.
O Brasil é um país em que menos se lê no mundo. Há os vestibulares que exigem do aluno algo básico: redigir um texto de no máximo 30 linhas na sua língua natal. Caso não consiga, será eliminado e não poderá pleitear quaisquer financiamentos educacionais do DESgoverno.
O Brasil é um país em que a falta de leitura leva o aluno a um raciocínio tão raso, que ele prefere ser adestrado por um "professor" do que ser ensinado por um professor. A redação é a prova que mais elimina alunos nos exames. No ENEM a estatística é aterradora (9.276.328 inscritos: 30% de abstenção, 1.987.251 conseguiram notas entre 501 e 600 pontos. Apenas 77 conseguiram nota mil. 291.806 consguiram nota zero).
O Brasil é o país em que os professores da rede pública menos leem no mundo. A prova Brasil 2011, aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mostra que dos 225.348 professores que, dos responderam a pesquisa, 101.933 (45%) leem sempre ou quase sempre, 46.748 (21%) o fazem eventualmente e 76.667 (34%), nunca ou quase nunca leem.
As grandes redes de livrarias estão fechando as portas, engolidas pela falta de compradores de livros. 
Eu poderia enfileirar mil motivos para explicar todos os dados que expus aqui. Mas, não há espaço. Se você chegou até aqui, caro leitor, muito obrigado. 
O texto é longo para os padrões da internet. Na verdade, para qualquer padrão. 
Mas, vamos festejar: Hoje é o DIA DO LIVRO.

Compartilhar: