INGENUIDADE OU BURRICE MESMO?

INGENUIDADE OU BURRICE MESMO?

(Luiz Cláudio Jubilato)

A imprensa vende uma história e quem tem o mínimo de senso, compra. A primeira: Putim faz uma guerra sem setido contra a Ucrânia. Sem sentido, cara pálida? Sem sentido para quem não acompra as idaa e vindas do ex-espião da KGB e agora do mundo dito civilizado.

Segunda: Putin não quer apenas a Ucrânia. Para ele, a guerra faz sentido sim. Putim quer pegar o país, para fatiá-lo em regiões que, pilotadas por ditadores corruptos, se tornarão satélites do Kremilin. Putin sabe que a Ucrânia não é um todo monolítico. Vive acossada por movimentos separatistas insuflados obviamente por ele.

Terceiro: A imprensa vende a ideia de que os russos são contra a guerra. Uma parte é mesmo. Tem vergonha. Protesta. Mas, a maior parte odeia o ocidente que, segundo a propaganda oficial, a despresa (russofobia). Até a igreja ortodoxa russa é a favor da guerra

Outra coisa complicada na qual póucos tocam: A Ucrânia possui vários grupos extremistas alimentados pela Rússia. O presidente ucraniano, agora tornado herói, uma espécie de Brancaleone, flertou com eles muito tempo. Piada pronta, ele é um comediante que ridicularizava seus pares e metia um medo danado no Ocidente a quem agora pede penico.

Os ditadores que Putin coloca as regiões (Belarus é um exemplo), beijam-lhe as mãos. Pior, a corrupção é estimulada. Quanto mais corruptos os ditadores, mais precisam do exército dele e das suas bênçãos. Prestam serviços ao chefe que leva uma grande parte do botim.

Em 2014, a Crimeia foi anexada, era o prenúncio da catástrofe ucraniana. Por que a Ucrânia? Por que nela há usinas nucleares. Como não podia deixar de ser, virou satélite do Kremilin. O presidente anterior, era ssbujo do czar. Todos aqueles paisecos em volta virarão sabujos.

Putim não fez uma guerra inútil, fez uma guerra que coloca medo no ocidente (OTAN). Testou o poder do não fazer o nada de prático que a ONU representa, a ponto de seu embaixador tirar sarro nos embaixadores mundiais, ao pedir segurança para o povo ucraniano.

Putin vai invadir os bálcãs e o ocidente fará reuniões, os "líderes ocidentais" telefonarão para ele de joelhos, pedindo para que pare, porque ninguém quer ser vítima da terceira guerra mundial. Ele deve rir até ficar mais vermelho.

Putim late grosso. O ocidente mia e tira um prato de leite aqui, uma raçãozinha ali, com um medo danado dos dentes afiados do Pitibull.

A inflação subiu no mundo inteiro. Em uma economia globalizada, qualquer falta de petróleo, gás, fertilizantes e trigo faz um estrago sem proporções.

Você não acha que ele não sbia disso? Acho que ele só não esperava que demoraria tanto e a falta de tudo dentro do seu próprio país o jogasse no colo da China, que lhe vende tudo, dá-lhe apoio e ri até se escangalhar nos bastidadores. A URSS com que Putin tanto sonha, falará mandarim. Isso ele sabe, tanto que Belarus já foi obrigada a pegar em armas.

Compartilhar: