Manaus é lá, mas também é qui.

Manaus é lá, mas também é qui.

(O Boca do Inferno)

Médicos, enfermeiros, faxineiros, cozinheiros enfurnados em hospitais o dia inteiro e à noite também. Exaustos, muitos já com Sindrome de Bournaut. Enquanto isso, um "deputado" (olhem ao nível que chegamos), um jogador e um MC escondem-se debaixo de mesas de cassinos clandestinos. Têm dinheiro, mas não têm razão. Há 30% de testes falso-negativos. Manaus é aqui.

Miguel Nicolelis, um dos cientistas brasileiros mais respeitados no mundo, afirma: "Para a comuniodade científica mundial, um lockdown de 15 dias já não basta". Não haverá enxadas para abrir covas coletivas. Manaus é aqui.

O Brasil é o maior vespeiro mundial: um verdugo para a comunidade internacional. Daqui a pouco, as vacinas serão equivalentes a água dentro de seringas, porque surgem novas cepas que driblam o princípio ativo do medicamento. Amigos médicos tentam evitar o caos; outros incentivam carreatas (com a gazolina a 6 reais). Mal sabem os manifestantes. Manaus é aqui.

Todo mundo sofre, porém mortos não trabalham, nem consomem. Pagamos um preço enorme para ficarmos vivos. Pagamos um peço maior ainda pelo desgoverno, o despreparo.

Até aceito que um cidadão comum não saiba o que ocorre na sua cidade, no seu estado, no seu país; um médico, jamais. Não me preocupam posições políticas, preocupa-me a burrice de quem deveria acordar a população, afinal Manaus é aqui.

A prefeitura de Ribeirão Preto é o exemplo acabado do despreparo, amadora ao extremo, age por impulso e nenhum planejamento. Não se organizou para fazer um trabalho sério nas periferias, onde moram pessoas apinhadas em um cômodo. Não têm água, que dirá sabão. Simplesmente, avisou: fecharemos para balanço amanhã. Manaus é aqui.

Em todos os países, que realmente lutaram contra a pandemia desde o início, criaram comitês científicos para decidirem as ações, planos de vacinação, planos de ajuda a pequenas e médias empresas e à população. Aqui, a ajuda virou esmola, descontada com juros e correção da já estuprada população. Manaus é aqui.

Não me importa se você é de direita, de esquerda ou do centrão, só peço: ACORDE. Nenhum político abriu mão das suas mordomias (não estou nem falando em salários). Há denúncias e mais denúcias dos coveiros de terno e gravata se refestelando com a morte da população. Manaus é lá, mas também é aqui.

 

Compartilhar: