O GRANDE SEGREDO DO VESTIBULAR

O GRANDE SEGREDO DO VESTIBULAR

O SEGREDO DO VESTIBULAR

O grande segredo para passar no vestibular é você.

Pare de pensarr: “Neste ano não vai dar”. Como disse o grande filósofo Vanderlei Luxemburgo (técnico de futebol que, por medo de perder o emprego, só monta esquemas defensivos, não segue os próprios conselhos): “O medo de perder tira a vontade de ganhar”.

O grande segredo para passar é você. Sabe por quê? A resposta é óbvia, porque é você que irá fazer a prova.  Pensamentos idiotas: a) Dá para voltar ao início do ano e fazer tudo o que não fez? Não. E se voltasse, mudaria alguma coisa? Não. Faria tudo igual. Faltaria a maturidade que tem agora. Por que, então, você se tortura com isso agora? Peso na consciência? Que bom! você descobriu que tem consciência. Já é um bom começo. b) Você deixou a matéria acumular? Sabe por quê? Porque “viajava na maionese” durante as aulas e achava que “estudar” em casa seria mais produtivo. Resultado: perdeu, mané! Estuda-se na escola; em casa, revisa-se. Virar “autodidata” é não ter a mínima ideia do que é o vestibular. Dá para mudar isso agora? Não. Matéria acumulada não faz qualquer diferença agora, todo mundo está no mesmo barco que você. c) Você fazia redações? Não? Acreditava no “Na hora eu se viro?” ou no “a gente perde muito tempo”, “poderia estar estudando outra coisa”! Acorde. Você estará diante da única prova “eliminatória” do vestibular. Pensou nisso? Não?

Administrar o “frio na barriga” é também um bom começo. Está sentindo? Você acaba de descobrir que não é só um vestibulando, é também um ser humano. O que fazer? Fugir das pessoas negativas, não se deixar seduzir por “modelos” de redação. Se fossem bons, teríamos um milhão de notas 1000, acostuma-nos com 3 ou 15 ou 30, no máximo. O que você faz agora? Sei lá! Reze. Vá dormir. O melhor é ler as melhores redações de anos anteriores, para ver o que há de melhor nelas. Procurar as orientações de um professor, não de um picareta ou de um outro aluno. Remédios têm efeitos diferentes em pessoas diferentes.

Nunca pense na concorrência, como um monstro. O mesmo medo que você tem do concorrente, ele tem de você. De resto, informe-se, todas os temas das provas propõem a discussão sobre fatos atuais, a maioria das questões também. Afora isso, não há muitas coisas a fazer, afinal sua vaga só começa a ser decidida, quando abrir a prova.

Só acerta o tema, o professor lhe der o recorte exato, mandar você escrever e corrigir. Só se acerta uma questão, se o individuo lhe der o gabarito. Pare de se iludir. Saia, faça uma caminhada, alongamentos, abrace as pessoas de quem gosta, durma bem, assista a bons filmes, não beba, não tome remédios, além dos que lhe foram receitados, não beba chás para acalmar, você ficará calmo(a) além da conta. Se você achar que não tem que fazer nada disso, não faça.

De resto:

Vá com fé, documentos, uma caneta esferográfica transparente, com tinta preta, acompanhados de juízo.   

Compartilhar: