O show do ENEM

O show do ENEM

Seu filho ou filha já sofre com a TPV
Tensão pré-vestibular.

Dirijo-me, primeiro, aos senhores pais. Não é hora de cobrar nada de seus filhos ou filhas. Nos próximos dias, tenham paciência: aquela paciência de Jó mesmo. Seu filho ou filha está sofrendo com a TPV. Não há santo ou reza brava que cure o nervosismo, a ansiedade e o medo, principalmente o medo. Não os procurem, esperem eles os procurem. Qualquer coisa vira cobrança.
Converse com eles, se eles resolverem sair para “tomar uma com os amigos” – nem pensar. Ansioso nunca toma “uma”, a não ser “uma caixa de cerveja”. Não é a gora. Amnésia pós-alcoólica, a ressaca são um porre para quem precisa pensar: um ano de trabalho e investimento não podem ser comprometidos por causa de uma bobagem. Não permita que tomem remédio, a não ser com receita médica. Ritalina ou Conserta, nem pensar. Nenhum remédio para “turbinar” o raciocínio. Calmantes não devem ser consumidos, eles reduzem a capacidade de raciocinar. Automedicação é a pior coisa que se pode fazer agora. Médico existe.
Agora me dirijo aos alunos. Chegou a hora de parar. Para aguentar cinco horas e meia de prova, é necessário descanso. O cansaço do corpo é recuperável em até uma noite de sono; a mente, não. Ela precisa de mais tempo. Não adianta chegar à prova, sem lembrar o próprio nome. Essa “mania” de andar com o coração na boca é culpa do cansaço.
A prova do Enem é, como em todo vestibular, um jogo de estratégia. Por exemplo, comece pela redação, você precisa estar desandado(a) para redigi-la e ela vale muito: 20% do total; um zero arruína tudo. Questões da prova de humanas e a coletânea podem ajudar quem não sabe nada sobre o tema. Nunca comece os testes pela matéria que mais sabe. Por quê? Porque ela pode vir com as questões mais difíceis e o seu lado psicológico “vai para o espaço”. Não “chute” nenhuma questão sem ler. Você pode chutar algo absurdo numa questão fácil. Muitas delas são resolvidas por eliminação. Não se esqueça de que há a TRI (Teoria da resposta ao item), que pode "quebrar as suas pernas”.
Não adianta fazer um punhado de redações agora. Além do cansaço, você exercitará erros, não os corrigirá. “Aulas dicas” mais estressam do que ajudam. 
Valorize agora os exercícios de relaxamento, meditação; a yoga, a acupuntura, a caminhada no shopping para desestressar e encontrar pessoas. Vá ao cinema, abrace e beije muito. Vestibulando “mal amado” é um desastre. Você não tem paciência para isso? É exatamente por isso que precisa fazer. Quem desestressa, dorme. O sono ensina. Cuidado com o excesso de dicas, isso mais confunde do que ajuda. Não vou desejar boa sorte, porque, quem é competente, não precisa de sorte.

Compartilhar: