A OUTOBRITE VEM AÍ

A OUTOBRITE VEM AÍ

A Outobrite vem ai, ela pode te pegar.

Outobrite  é medo disfarçado de depressão e ansiedade

Você está à beira de ser perder ou conquistar a vaga na universidade

Vestibular é um jogo de estratégias

 

                Estresse é salutar? Atletas de alta performance dizem que sim: só batem recordes, quando estão com aquele friozinho na barriga. Traçam estratégias durante o treinamento e executam na hora da prova. Tudo se decide na hora da prova Antes, estudam os adversários.

Vestibulando é um atleta de alta performance. Performance intelectual. No entanto, desespero nada tem a ver com estresse. O desespero é consequência dele. O medo é a causa dele. Juntos trazem altas doses de adrenalina, nada de dopamina, portanto problemas psicológicos e físicos.  

                Pense: Vestibular é também um jogo de quem tem a melhor estratégia? Sim. Ganha quem melhor se adapta. Quem gerencia melhor tempo. Qual a sua estratégia para gerenciar o seu tempo? Tudo o que você não faz, o seu concorrente faz.

                Tomar pau: Essa frase faz parte do inconsciente coletivo, advém do período da escravidão. Ninguém quer apanhar. Essa expressão atormenta. Psicologicamente frágil, você crê que amigos, parentes, família cobram desempenho tempo todo. Bom, pelo menos é o que acha. Em qualquer olhar, atitude, frase, suspiro, identifica cobrança. Pior, passa o tempo todo pensando no ano que vem. Quem vive de futuro, não observa o presente. Engana a si mesmo dizendo que o seu grande problema é a autocobrança. Será?

                Outobrite não é uma brincadeira, não é um mero chilique de vestibulando. Com uma estratégia traçada de acordo com as suas condições físicas e psicológicas, conquista uma vaga. Quem deixa a vida me levar, não tem chance. Quem toma café o dia inteiro para ficar acordado, não dorme. Quem não dorme, fica pensando “besteiras”. Quem não dorme, não tem desempenho, portanto “baba” durante a aula, assim nasce o ciclo vicioso: insônia, gastrite, impaciência, olhares perdidos durante as aulas, crises de humor. As consequências são os problemas físicos e a vontade de atirar as apostilas pela janela. Dá arrepios falar em aulas extras, não é?

                Outobrite não é frescura de filhinho mimado. É fruto da má preparação, de quem só apostou no conteúdo programático. Não teve uma preparação integral. Deixou de ser um ser humano, para se tornar apenas vestibulando: engolidor de aulas e apostilas. Ou não sai de casa, ou chora o tempo todo, ou cai na “balada” ou passa a maior parte do tempo pensando. A sensação é a de que o ano está perdido.

                Estudar tudo, de todas as matérias? Fazer todos os exercícios? Creia: é impossível. A matéria vai acumular sim. Não há como fazer isso. Divertir-se, dormir bem, comer bem fazem “enorme diferença”, ninguém aprende sem esses três fatores.

                Remédios? Pare de se entupir de substâncias excitantes: café, Coca-Cola, chazinhos, guaraná para estudar. Nada de tomar remédios sem receita médica para “turbinar o raciocínio”. Sem as peças necessárias, o seu cérebro vai turbinar o que? Não há saídas milagrosas. Estude bem, o que é possível estudar.

 

                IMPORTANTÍSSIMO:

 

                Redação

 

Dê especial atenção a ela. É a única prova eliminatória. A redação decide a vaga na faculdade. É também o primeiro critério de desempate. Todos os temas discutem fatos atuais. Você lê jornais, revistas, blogs? Mantém-se informado(a)? Como alguém pode propor intervenções sociais a partir de achismos? Isso “arrebentou” com os candidatos a uma vaga nas universidades.

A multidisciplinaridade atesta a sua capacidade de ler, entender e analisar textos. Essa é a tendência.  As faculdades não estão interessadas em alunos especialistas e sim nos que têm cultura geral, tanto que as provas de testes são chamadas de provas de Conhecimentos Gerais.

                Estuda-se na escola; em casa, revisa-se. Se você está invertendo os papeis, está fazendo tudo errado. Principalmente, está perdendo tempo. Esse é o principal motivo do seu medo (seu estresse).

Compartilhar: