A PRAGA DA OUTOBRITE

A PRAGA DA OUTOBRITE

TRADUZINDO:

 OUTOBRITE É CHILIQUE DE VESTIBULANDO EM OUTUBRO

OUTOBRITE É MEDO DISFARÇADO DE ANSIEDADE 

                ESTRESSE é salutar. Ninguém progride sem estresse: o desespero, não. O desespero traz uma série de problemas psicológicos e físicos.

                PENSE: Quantas obras não foram escritas, porque o autor tinha medo de perder a mulher amada a sanidade ou o status? Quantas pessoas não prosperaram devido ao medo da fome, do destino, da morte, do anonimato? Quantos heróis não venceram suas batalhas por medo da vergonha, de como será reconhecido na História?

                O que eu faço me engrandece. O que eu desfaço me apequena.

                TOMAR PAU: essa expressão o atormenta, pois os amigos, os parentes, a família cobra nas entrelinhas. Alguém colocou na sua cabeça que, no vestibular, você decide o seu futuro. Futuramente, terá uma surresa.

                A OUTOBRITE não é uma brincadeira. O estresse é positivo, porque faz progredir. O desespero, não, porque leva ao descontrole. Você comprometerá um ano de estudo. Começam a insônia, a gastrite, a impaciência, os olhares perdidos, as crise de humor, as gripes constantes, as pedras nos rins.

                OUTOBRITE não é frescura de filhinho mimado. É fruto da má preparação. Você só apostou no conteúdo programático para ser aprovado numa boa faculdade. Não apostou numa preparação integral. Deixou de ser humano, para ser apenas vestibulando: um comedor de aulas e apostilas.

                ESTUDAR TUDO? TODO CONTEÚDO DE TODAS AS MATÉRIAS? Você enlouqueceu? Creia: é impossível estudar tudo! Vai acumular mesmo. Não entre de cabeça na maratona de aulas. Descansar, dormir, comer bem faz “enorme diferença”, ninguém aprende sem esses três fatores.

                 ESCOLAS E CURSINHOS: uma grande parte de diretores, coordenadores, professores servem a uma grande máquina chamada IBOPE (fazem o impossível para serem "amados" pelos seus pupilos e assim garantirem o emprego para o próximo ano). Um significativo de escolas e cursinhos entopem seus alunos com AULAS EXTRAS. RESULTADO A QUALQUER PREÇO. O vestibulando não é um jovem angustiado, mas apenas um número na lista de aprovados e estatística para adocicar a propaganda. Essa loucura de aula, aula, aula tem culpa no aumento significativo do estresse dos professores e alunos.

                REMÉDIOS: Pare de se entupir de substâncias excitantes: café, Coca-Cola, chazinhos, guaraná para estudar. Você não conseguirá dormir e, portanto, não aprenderá nada, além de aumentar consideravelmente o seu estresse.

                IMPORTANTÍSSIMO: Estude bem, o que é possível estudar.

                A REDAÇÃO: Dê especial atenção a ela. Ela é a única matéria que poderá eliminá-lo. A redação decide a vaga nas áreas de exatas e biológicas, áreas em que, notoriamente, o aluno escreve “multo mal”. É também o primeiro critério de desempate nos vestibulares.

                MULTIDISCILINARIDADE: A redação atesta a sua capacidade de LER, ENTENDER e ANALISAR. Sem esses três fatores, você não chegará a lugar algum.

                NÃO HÁ MILAGRES. Não tome Ritalina para “turbinar” o raciocínio, nem outros remédios com essa característica, sem receita médica. Só tome remédios, sem receita médica. Você pode mudar o seu comportamento radicalmente. Pode comprometer tudo o que você fez durante todo o ano.

Compartilhar: