A REDAÇÃO DA FUVEST NÃO VAI TE PEGAR

A REDAÇÃO DA FUVEST NÃO VAI TE PEGAR

Os temas a FUVEST não são tão complicadas. São necessárias algumas doses de calma, concentração, leitura atenta. Mesmo não tendo uma grande cultura geral, é possível domar o bicho papão. Vamos lá:

 

Os temas costumam trazer palavras esquisitas, como “descatralização”, “camarotização”. Não se assuste, porque a coletânea esclarecerá o significado para você.

Os temas não são subjetivos, ao contrário, são bem objetivos sociopolíticos (em 2015 foi “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia) ou socioeconômicos (em 2013, abordou o “Consumismo”, a partir de uma propaganda veiculada em um shopping) ou filosóficos (em 2016, foi “As utopias: indispensáveis, inúteis ou nocivas?")

Não “viaje na maionese”. Marque as palavras chaves no tema e concentre sua tese nelas. Cuidado com a diferença entre o geral (assunto) e o específico (tema). O tema de 2016 não era “utopias”, mas, sim, se há utopias indispensáveis (quais?), inúteis (quais?) e nocivas (quais?). Se se concentrar no assunto, haverá fuga parcial.

A FUVEST tem predileção pelos textos autorais, a partir de “relações de ideias” (analogias), pois considera quem as elabora coerentemente maduro para a escrita e para a vida.

Então, esqueça os “modelitos” (linhas de produção em série), as frases decoradas e o filósofo que você vai “enfiar” na prova.

Há saída para abordar temas inesperados? Claro. A) siga as instruções da proposta à risca. Ela lhe dá pistas sobre como deve criar um projeto de texto. B) Apoie-se na coletânea, ela lhe dá uma série de dicas sobre fatos, dados, exemplos... mas não a copie. C) se houver uma série de perguntas, responda as que considerar relevantes, pois também lhe darão o projeto de texto. D) lance mão do seu capital cultural. Estabeleça uma ordem: fatos históricos? Geopolíticos? Literatura?

Não escreva tudo o que sabe sobre o tema, não cabe no texto. Primeiro, crie uma tese. Segundo, faça um resumo dos seus principais argumentos na introdução. Terceiro, escolha três ou quatro argumentos. Quarto, planeje sua linha de raciocínio. Quinto: reescreva a introdução.

Evite citações de frases famosas. A citação pela citação vira uma inutilidade. Tornam o texto maçante e matam a argumentação.

Compartilhar: