TERAPIAS PARA VENCER NA GUERRA DO VESTIBULAR

TERAPIAS PARA VENCER NA GUERRA DO VESTIBULAR

(Prof.: Luiz Cláudio Jubilato)

 

  1. A TERAPIA DO URSINHO: Compre um ursinho de pelúcia, um daqueles bem fofinhos. Para se livrar do estresse, discuta com ele, como se fosse o inimigo público número. Parta para a briga corpo a corpo. Cuidado para ele não vencer. Depois de uma hora de combate, pare. Viu? Descarregou o estresse e não cometeu crime contra a fauna. Guerra de travesseiro com o irmão “mala” é melhor ainda. A sensação de vitória só é comparável à de acertar uma questão difícil no ENEM.
  2. A TERAPIA DO GRITO: Vá a algum lugar ermo, onde não apareça ninguém que ache que você que é doido(a). Grite, grite, grite até ficar rouco(a). Você não vai conseguir dizer “eu te amo”, nem cantar “corno music” por um bom tempo, mas vai chegar feliz, para não falar bobagens, na prova, como: “Eu não vou passar”.
  3. TERAPIA DO SHOPPING: Há melhor lugar no mundo para andar sem fazer nada do que em um shopping? Gente bonita; academia, lojas... Há até cinema. Os filmes ruins viram piada. Os “bons” viram “papo cabeça”. Os americanos, em que o herói mata e a mocinha grita, viram catarse. Aqueles de superalguma coisa viram motivo de adoração ou de deboche. Barzinho, não. Ninguém “toma uma”. Toma uma... uma dúzia... Já se esqueceu da amnésia pós-alcóolica?
  4. TERAPIA DO BEIJO: Quem pode, pode. Quem não pode, arrume alguém que esteja carente, no mesmo barco. Nem que seja por uma noite. Beije até querer mais. E mais. E mais. Amasso desestressa que é uma beleza. Aumenta a autoestima, a de vestibulando fica no dedão do pé.
  5. TERAPIA DO ABRAÇO: Abraço é troca de energia. Desestressa que é uma beleza. Abrace as pessoas que ama, gosta ou compartilha do mesmo frio na barriga: Mami, Papi e namorado(a) são imbatíveis nessa questão. Irmão "mala" não. Você é capaz de torcer o pescoço dele, a mesma de torcer o pescoço do examinador.
  6. TERAPIA DO CHORO: Junte a galera em casa, ofereça água e suco (suco de cevada jamais) e reclame, fale mal de todo mundo: das amigas, das inimigas, da escola, dos professores, do mundo inteiro, dos políticos... Espere até alguém dizer que não vai passar e chore até desestressar. Quando estiverem para se acalmar, diga que também não vai. É um convite ao choro. Chore mais e mais, até desestressar. No outro dia, sorrindo," detone" na prova e "está" tudo certo.
  7. TERAPIA DA AGULHA: Alguém enfiar uma agulha na gente dá um medo danado: um monte, então, dá desespero. Acupuntura faz um bem danado. A tristeza de tirarem a agulha vem depois, sem a endorfina que ela libera. O problema é achar o rumo de casa depois. Leve alguém e um GPS com você.
  8. TERAPIA DO PESQUE E PAGUE: Este é o exercício da paciência sem fim. O inimigo improvável. Você e o peixe. O desconhecido. Uma questão difícil: o peixe não vê a linha, só a armadilha. Você só espera que Concorrentes. Quem tiver menos paciência, desiste. O “cerca Lourenço”, como dizem os mineiros, é uma jogada.
  9. TERAPIA DA PROMESSA: Fique perto de pessoas com alto astral. Baixo astral contamina. Há uma galera que adora uma promessa maluca: “Vou ficar um ano sem beber Coca-Cola” (vítima preferida) ou “Não como mais chocolate”. kkkkk Vá para casa, prometa que será menos idiota. Faça uma promessa útil, a de que nunca mais fará promessas idiotas, que vai estudar. Chame alguém com algum juízo para um bate-papo. Ou se quiser rezar? Reze. “Faça o que te faz feliz!”.

 

  1. TERAPIA DA MADRUGADA: A pior coisa do mundo é passar a noite sem dormir remoendo: “No ano que vem, tudo de novo”. Faça um teste, levante-se, coloque um agasalho e saia para uma caminhada, você vai perceber que o medo do assalto é maior que o medo do vestibular. Aí sim, vai dormir que nem um anjinho.

O sono ensina e acalma. Passar no vestibular é bem mais fácil.

  1. TERAPIA DO ALONGAMENTO: Outra terapia, para dormir fácil é fazer alongamento, principalmente se você se deitar no chão, a mãe segurar os pés e o irmão mala puxar seus braços com um desejo absurdo de dividi-lo(a) ao meio. Alongamento é vida, dizem os japoneses. O alongamento do gato é show. Será que é por causa disso que eles vivem 100 anos e passam nos vestibulares?
  2. TERAPIA DO OMBRO: Todas as pessoas precisam de carinho e terem o ego inflado. Com maior experiência em vestibulares, são os seus professores, seus maiores aliados. Em algum momento de frio na barriga, converse com aquele com o qual tem maior afinidade. Se sentir que ele está mais estressado do que você, console-o. Ele receberá carinho e você terá o ego inflado, sentir-se seguro(a) faz um bem danado. É você vai perceber que há sempre alguém pior que você.
  3. TERAPIA DO RISO: Rir dos outros é bom, de si mesmo(a) é melhor ainda. Não se levar a sério é a melhor face. Junte-se com quem tem afinidade com você para lembrar os "micos" (que você pagou, que seus amigos pagaram ou que o professor pagou) durante o ano. Vai parecer festa de formatura, mas faz um bem danado. Tira a seriedade da escola, do professor e do vestibular.
  4. TERAPIA DA GALINHA: Correr atrás de galinhas dá um cansaço danado, mas uma satisfação imensa, quando se pega uma. É uma sensação tão intensa quanto fazer um gol na final do campeonato. “Matar” uma questão difícil na prova.
  5. TERAPIA DO COLINHO DA MAMÃE: Essa é imbatível.  Mãe é o melhor ser do mundo, menos na porta do vestibular. Mãe é mãe e vice-versa. Está mais nervosa que lutador de MMA no octógono. Sofre, porque o “meu bebê” está lá sozinho, desprotegido. No colinho e na papinha, é imbatível; no vestibular, quer bater no examinador.

 

Compartilhar: