UNESP SEM MEDO 2

UNESP SEM MEDO 2

A redação da UNESP tem um traço importantíssimo, o tema "comportamental" procura sempre surpreender. Por exemplo, o de 2020: "O carro será o novo cigarro?".

É muito comum que seja uma pergunta. Caso seja, não se assuste, a coletânea ou textos motivadores ajudam muito.

Jamais copie trechos dos textos ou parte deles.

1. Cuidado ao retirar partes do texto, usando "aspas" ou fazer uma paráfrase. São recursos que você pode usar, contudo o excesso no uso, pode configurar cópia.

2. Você é um "ser social", portanto tudo o que ocorre no mundo, logicamente, ocorre com a sua geração, a sua classe social, o mundo em que vive. Nunca cairá um tema sobre o qual você não tenha conhecimento. Organizando essas questões, você terá uma redação pronta.

3. A "intervenção social" não cabe nesta prova, apenas na prova do ENEM. Cabe ao texto reescrever a introdução na conclusão e justificar o título.

4. Não se esqueça de que, se o tema for uma pergunta, o texto deverá respondê-la, principalmente a conclusão, que deve também justificar o título.

5. Você tem que evitar os erros crassos de ortografia, de construção do projeto de texto dos parágrafos, como repetir palavras ou ideias.

6. Diversifique o uso das conjunções, (mas, entretanto, portanto... são muito comuns).

7. Não cite frases filosóficas, poéticas, sociológicas ,que não estejam contextualizadas. Citar por citar não configura repertório cultural. E não existe essa história de colocar um "repertório em cada parágrafo do texto.

7. Antes de pensar em repertório, pense em construir um projeto de texto coerente, coeso, isto é, o que realmente está dentro de quase todos critérios.

8. Fuga ao tema é o maior critério de eliminação. O tema e a tese devem estar muito claros na introdução. O examinador não pode ter dúvidas.

Dica:

Se o tema é uma pergunta, a resposta será a sua tese.

Se o tema não é uma pergunta, transforme-o em uma, transforme-o em uma, a resposta será a sua tese.

CUIDADO COM MODELOS CORINGA, EXISTEM MIL NA INTERNET

Compartilhar: