UNESP SEM MEDO, MAS CUIDADO COM SEU CANSAÇO

UNESP SEM MEDO, MAS CUIDADO COM SEU CANSAÇO

(Prof.: Luiz Cláudio Jubilato)

1. Você fez a prova do ENEM? Não se esqueça de que, nos vestibulares de verão e de inverno dos últimos anos, a UNESP "enenzou", até mesmo quando se trata dos temas das redações, portanto as provas do Exame Nacional do Ensino Médio são a excelente base para estudar para a UNESP.
2. Você tem uma estratégia definida? É uma prova que explora em excesso a análise de textos, portanto é longa e cansativa. Quem tem uma estratégia para "matar" as questões mais fáceis primeiro, tende a se cansar bem menos. "Chutar" questões, sem lê-las com clareza tem um problema sério. Elas podem figurar entre as mais fáceis. Acabam sendo decisivas.
3. Sabe compreender? As questões são objetivas, portanto, como a prova está centrada na análise dos textos, há dois fatores importantes: a) as respostas estão nos próprios textos (compreender - nível da linha - e - não interpretar - nível das entrelinhas); b) se a opção propõe que você deve retornar a alguma parte do texto, volte, por mais que seja chato fazer isso a todo instante.
4. Você sabe o que é afirmativa categórica? Cuidado com as afirmativas categóricas (nunca, sempre, somente, jamais...), porque, geralmente, apontam as opções: a) se o enunciado pede a opção correta, então não é ela; b) se pedir a opção incorreta, aí sim, é ela.
5. Você se preocupa com os enunciados? Em grande parte das questões, a resposta está no próprio enunciado, portanto o leia com extrema atenção. Cuidado com as "palavras chaves".
6. Você as opções primeiro? Leia o enunciado e as opções primeiro, porque direcionam a leitura e o que extrair dos textos.
7. Você tem um bom repertório cultural? As questões de linguagens e códigos se concentram em charges, portanto o conhecimento, principalmente, das vanguardas artísticas do século XIX é muito importante.
8. Você conhece a teoria geral de redação? Conhecer a teoria sobre tipos e gêneros textuais é crucial para responder alguma questão.
9. Você sabe estabelecer relações de ideias? A prova explora bastante as relações de causa e consequência. Pense: FATO (o que está em discussão). As causas vêm antes do fato. As consequências vêm depois do fato.
10. Cuidado com as questões que envolvem "variabilidade linguística" e uso das conjunções.

Compartilhar: