UNICAMP SEM MEDO

UNICAMP SEM MEDO

(Prof.: Luiz Cláudio Jubilato)

Prova de conhecimentos gerais provoctiva.

1. Humanas: 13 questões de língua portuguesa e literatura; 12 interdisciplinares; 9 de história e 9 de geografia.
2. Você saber ler? Tem bom vocabulário? É isso que a prova quer explorar.
3. Você construiu um bom repertório cultural? Está atualizado? Então, uma prova com quatro alternativas, baseada em análise de textos, não trará problema, para quem precisa responder 90 questões em 5h. 
4. Na verdade, você tem 4:30h. Os outros 30min. devem usados para marcar as alternativas no gabarito. Não marque na medida em que mata a questão, porque gabarito não aceita desatenção e arrependimento.
5. A prova não é confeccionada para alunos especialistas, mas para os que apresentam regularidade em todas as áreas. 
6. As alternativas devem ser lidas antes do texto, para que elas direcionem a sua leitura do texto. A resposta está no texto verbal. Releia o verso ou parágrafo, porque a resposta está ali. Os que não têm o hábito de ler poesias são os que mais precisam usar esse método.
7. Essa história de compensar pode não dar certo. Funciona como aquela velha situação de andar devagar por causa do trânsito engarrafado e depois correr para tirar a diferença, quando ele alivia. A ansiedade leva a uma trombada.
8. Oralidade x norma culta: são as questões mais constantes. Tome cuidado com a relação entre como falamos e como escrevemos. Movimentos populares, como o funk, fogem da norma culta.
9. Os gêneros textuais são mais explorados na prova de redação, mas vez ou outra aparece na prova de testes.
10. Livros: os examinadores exploram pouco as escolas literárias; há poucos aspectos específicos sobre a obra, no entanto são constantes as analogias entre elas são constantes; exploram muito os poemas em verso (principalmente) e em prosa; 
11. As obras são exploradas em outras disciplinas, como história, atualidades, filosofia e sociologia. Por exemplo, a questão da “negritude” pode ser bastante explorada. 
12. Os Sermões do padre Antônio Vieira e o Espelho, de Machado de Assis, tendem a ser mais exploradas, porque entraram na listagem atual. 
13. Não descarto alguns temas, como a questão da “escravidão” e da “decadência da aristocracia”, porque obras como O Cortiço, O espelho, Negrinha e Poemas Negros, tratam desse tema. Outro é o papel da mulher na sociedade: Rita Baiana, Leónie e Pombinha, em O Cortiço. A xenofobia e racismo também: O Cortiço e Terra Sonâmbula.

Compartilhar: