VESTIBULAR: A CRÔNICA DA CORRUPÇÃO ANUNCIADA

VESTIBULAR: A CRÔNICA DA CORRUPÇÃO ANUNCIADA

Assustador:

 

1.Redação nota mil no Enem 2016 tem plágios: Texto tem trechos idênticos ao de outras duas redações, produzidas em 2014 e 2015; prática da "fórmula pronta" tem sido comum em sites para estudantes (Guia do Estudante - 04/05/2017).

2.Mais de 50% dos candidatos do vestibular da UFU que se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas foram reprovados em entrevistas (portal G1 – 27/07/2017).

3.Com Sisu hackeado, aluna nota mil vai de medicina para produção de cachaça. (Uol Educação – 31/01/2017)

4.Enem 2016: escutas revelam suposto vazamento do gabarito de provas. Domingo você vai ver uma denúncia exclusiva. Outra fraude no Enem 2016. Ainda mais grave do que a que o Show da Vida revelou no domingo (6).

5.PF conclui que houve vazamento do Enem 2016. Em laudo enviado ao Ministério Público, a Polícia Federal indicou que candidatos tiveram acesso a provas e gabaritos antes do início da aplicação do exame. (jornal – O povo – 01/12/2016)

6.Polícia desarticula quadrilha que vendia vagas em Medicina por R$ 120 mil em Goiás. Um estudante de engenharia civil da UFG foi flagrado respondendo às questões de uma prova e encaminhando o gabarito a outro membro da quadrilha por telefone (Folha – 11/07/2017)

7.Candidatos escondiam escutas nas partes íntimas para burlar vestibular. PM prendeu 11 suspeitos de fraude em prova de medicina em Ribeirão Preto.
Grupo articulava ação através de mensagens coletivas no aplicativo WhatsApp.  (G1 – 23/01/2017)

8.Enem 2012: estudante escreve receita de miojo na redação e recebe nota 560. (O Globo Educação – 2012).

 

Para quem não está acostumado às coisas escabrosas que ocorrem no mundo do vestibular e tem filhos em idade de concorrer a uma vaga na faculdade, essas informações são cruciais para estimular a reflexão:

 

1.Se alguém vende vagas, é porque alguém compra. Esse alguém sustenta essa máquina, que se sofistica cada vez mais. Quem estimula a violência, segundo o capitão Nascimento (Tropa de Elite 1)? Quem compra a droga, que vira arma, que amedronta, que corrompe. Os hipócritas gritam contra o sistema que ajudam a manter de pé.

2.Se um aluno se autodeclara capaz de burlar o sistema de cotas, é porque alguém compactua com ele. Esse alguém está dentro de casa. Esse jovem alimenta essa máquina de fraudes. Alguém conhece alguém que conseguiu, por isso tenta também. Segundo o Capitão (Tropa de elite II), o sistema é camaleônico, ele se realimenta.

3.Se um sistema é frágil, a ponto de deixar redações plagiadas receberem notas, alimenta o jovem despreparado, que arrisca redigir um “texto” usando uma receita de macarrão ou partes do hino do Palmeiras ou frases bonitinhas. Segundo Nascimento (Tropa de Elite I e II), no mundo do crime não há inocentes, a fragilidade é proposital. Os canibais do ensino se alimentam dela.

 

Essas jovens, futuros “universiotários”, buscaram o “facilzinho”, esquecendo-se de que entraram na universidade pela porta dos fundos. Plagiam corruptos, como plagiaram suas redações, valendo-se do “facilzinho”. Por que falo da redação? Por que se tornou prova de vestibular? Ora para atestar que aluno é capaz de esboçar um raciocínio lógico. Se ele não consegue escrever 30 linhas, na sua língua natal, pense sobre como o sistema imbeciliza, para se alimentar da imbecilização.

Futuramente, esses jovens farão greves dentro das universidades e, ironicamente, protestarão contra a corrupção encarnada pela classe política.

Vale lembrar que os trotes estão cada vez mais violentos, machucam e matam cada vez mais pessoas, deixam sequelas psicológicas e físicas, a ponto de vários alunos cancelarem suas matrículas. Ninguém é punido, ao contrário, a maior parte das universidades se omite. O que esperar de uma elite que se alimenta da corrupção e a alimenta? É o sistema se reinventando, cada vez mais sutilmente.

Isso tudo é reflexo de uma sociedade que finge que não vê.

 

 

Compartilhar: