VESTIBULAR, ESTRESSE E MEDO

VESTIBULAR, ESTRESSE E MEDO

BATE PAPO DE CORREDOR:

- Professô, Tô tão estressada! Tô pensando em chutar tudo pro alto e fazer cursinho no ano que vem. Na sua opinião, qual é o melhor?

- É mesmo? Você está estressada? Não acredito! Aprenda uma coisa fundamental: Você não está estudando para o vestibular. Está estudando para o cursinho. Quem estuda para fazer cursinho, faz cursinho. Realmente, mata suas chances Estude para o vestibular e aí sim terá alguma chance. Se você não tentar, nunca ficará sabendo se passará. Pense sobre o cursinho, no ano que vem, caso não consiga a sua sonhada vaga na faculdade.

- É verdade, fessô. O vestibular tá chegando. E tenho certeza de que não vou passar. Tem muita gente melhor do que eu, que estuda mais que eu. Além disso, é muita gente. A concorrência é muito grande!

- Você já viu a prova deste ano? Não? Então, como sabe que não vai passar? Desde quando quantidade significativa qualidade? Quando começou este ano, alguém lhe disse que seria fácil entrar numa faculdade? Enganaram você? Não? Então, você deveria se preparar. Preste atenção: o grande desafio é vencer os que consideramos os mais inteligentes. A inteligência está em criar estratégias para vencê-los, descobrindo seus pontos fracos e, ao mesmo tempo, copiando o que eles fazem de melhor. Ninguém ganha um jogo por antecipação e o vestibular é um jogo. Um jogo que envolve preparação física, nutricional e psicológica. VOCÊ É UM SER HUMANO, não um engolidor de aulas e apostilas. Apostilas e aulas apenas não aprovam ninguém em vestibular nenhum.

- Mas não aguento mais. Não consigo estudar. Não consigo dormir.Tô de saco de assistir às aulas...

- Então, vou lhe contar algumas historinhas: Se você não estivesse estressada, seria um ET. Ninguém vence nada sem algum estresse. Mais um desafio: domá-lo. Não ser domado por ele, por isso são importantes os exercícios físicos, respiratórios e a alimentação saudável. Nisso você não pensa, não é? Seus concorrentes também não. VOCÊ É UM SER HUMANO, não é uma máquina de fazer provas. Adianta, você "ralar" o ano todo, para perde a vaga para si mesma? O cansaço destrói o raciocínio. Drible o cansaço estudando de outra forma, assista a um filme, cuja temática pode ajudá-la, leia artigos sobre temas atuais, vá ao teatro, participe de palestras e mesas redondas. O vestibular  mudou muito, você é que não mudou sua forma de estudar.

- Eu estudo, estudo, estudo e a matéria está acumulando, acumulando... Não sei o que fazer.

- Algumas coisas estão erradas na sua forma de estudar. Se você toma uma garrafada café para estudar, é lógico que não conseguirá dormir. As consequências desse tipo de atitude são fáceis de entender: quem dorme mal, baba nas primeiras aulas. Por causa disso, você começa a praticar autodidatismo. Ao invés de estudar na escola e, em casa, só revisar, está fazendo o contrário, por isso tem de aprender sozinha. Como você não conhece os conteúdos, não conseguirá aprendê-los sozinha. Resultado: a matéria acumula e você passa a acreditar que não passará. Ninguém consegue estudar tudo. É humanamente impossível.

- O que eu faço com a matéria acumulada?

- Esqueça. Não há tempo hábil para recuperar tempo perdido. Se você, até agora, não aprendeu determinada matéria, não é hora de tentar fazer o impossível. Por menos que você acredite, as revisões lhe dão muitos subsídios para reforçar o que você já pensa que sabe e, ao mesmo, lhe ensinam muitas coisas novas. Além disso, cada vestibular tem suas particularidades. As revisões específicas ajudam demais nesse quesito.

- Não vai dar pra fazer revisão. Vou fazer uns dez vestibulares.

- Você está de brincadeira! É humanamente impossível fazer tantos vestibulares e sair viva depois dessa maratona. Escolha, pelo menos, umas três faculdades que lhe interessam e se dedique a elas. As outras? Bem, as outras, faça por fazer. Não há outra maneira.

- Uma última historinha que talvez possa fazê-la refletir: Uma das minhas melhores alunas até hoje pediu para falar comigo a sós. Entrou na minha sala aos prantos. Sabe, por quê? Porque todos os professores davam, como certa, a sua aprovação em medicina na FUVEST, UNESP e UNICAMP.  Apostavam, inclusive, que ficaria em primeiro lugar. Os pais tinham certeza de que ela conseguiria.Os colegas diziam que não havia como competir com ela. Era boa demais para eles. Somente ela não acreditava nisso. Segundo ela, puseram um peso enorme nas suas costas. Tinha medo de decepcionar a todos, inclusive a ela mesma. Resultado: passou mal durante as provas da FUVEST. Na UNICAMP, lembrou que a FUVEST, seu grande sonho, estava perdido. Foi embora. Na UNESP, nem sequer compareceu. VESTIBULAR É UM JOGO. JOGO PSICOLÓGICO. NINGUÉM GANHA JOGO NA VÉSPERA. Muitos competidores que se cuidaram, conseguiram. Ela, infelizmente, não. No ano seguinte, sem toda aquela pressão, passou em seis faculdades de medicina. 

Compartilhar: