Cirurgias reconstrutivas: Uma alternativa à vida

Cirurgias reconstrutivas: Uma alternativa à vida

Você sabia que a cirurgia é uma das modalidades de tratamento mais antigas da Medicina Veterinária? Os procedimentos mais realizados, hoje, no Brasil, são as do sistema reprodutor – a chamada castração. No entanto, outras áreas também têm ganhado destaque, como é o caso das reconstrutivas.

Essa intervenção é realizada para reparar ou reconstruir uma área do corpo, que tenha sido danificada ou destruída por um acidente, doença ou aparecimento de tumores. Fazendo uso dessa técnica, a morbidade dos pacientes é bem menor e os resultados estéticos, a qualidade de vida e o bem-estar também são melhores.

As técnicas cirúrgicas têm evoluído bastante e contribuem para o aumento da expectativa de vida dos animais, pois facilitam o retorno a suas atividades após o tratamento.

Superação

Um caso de cirurgia reconstrutiva que ganhou repercussão na mídia foi o do poodle Cupcake, que teve duas patas amputadas após um atropelamento em 2014. Depois da operação e sucesso na recuperação, o animal ganhou, de sua dona, um perfil no Instagram, no qual são publicados, diariamente, vídeos e fotos do cão. Atualmente, ele possui mais de 25 mil seguidores na rede social, que admiram o exemplo de superação após ter voltado a se equilibrar, correr e brincar.

 

Compartilhar: