Dicas: Como agir em caso de acidentes com pets?

Dicas: Como agir em caso de acidentes com pets?

Assim como os seres humanos, os animais estão suscetíveis a acidentes, e os seus donos devem estar preparados para ajudá-los da melhor maneira possível. Manter a calma e passar tranquilidade ao animalzinho são fatores essenciais. Além disso, a prioridade é levar o cão ou gato a um especialista, proporcionando um atendimento adequado e ágil. Confira algumas dicas de como agir em situações como essa:

O que fazer:

-  Antes do contato com o animal, separe alguns itens para envolvê-lo. Toalhas ou outros panos podem ser úteis.

- Também é indicado ligar para o veterinário para adiantar o que aconteceu. O dono deve fazer uma avaliação do estado geral do pet, procurando saber qual foi a origem do acidente. Essa informação será essencial na hora da consulta.

- Agora, será necessário trabalhar a aproximação. O contato direto pode desencadear uma reação indesejada, pois, quando sentem dor, os pets tendem a apresentar alterações de comportamento, podendo ficar agressivos. Por isso, faça cada movimento lentamente.

- Para levá-lo até a clínica o mais adequado é utilizar uma caixa específica para transporte, mas adaptações podem ser feitas com materiais de plástico ou papelão. O importante é colocá-lo em uma área limitada para reduzir o risco de outras lesões.

- Outras indicações pertinentes são: não tentar remover qualquer objeto que possa estar inserido no animal e evitar colocar os dedos próximos à boca dele em casos de convulsões.

E ATENÇÃO: Jamais administrar medicamentos sem que haja as devidas recomendações.

Compartilhar: