Doenças cardíacas em pets: como evitar?

Doenças cardíacas em pets: como evitar?

Nesta sexta-feira (29/09) é comemorado o Dia Mundial do Coração. A data serve para lembrar a importância dos cuidados desse órgão para o ser humano – e, claro, para os pets. Cães e gatos também sofrem de doenças cardíacas, como hipertensão, doença cardiovascular e outras enfermidades sérias. Com o avanço da idade, tais problemas tendem a aumentar.

No entanto, esses problemas podem (e devem) ser evitados – tudo dependerá de como é a rotina do cachorro/gato e em que condições é criado. Confira as dicas:

- Check-ups de seis em seis meses são fundamentais para a prevenção e diagnóstico precoce.
- Fique alerta: intolerância a exercícios, cansaço fácil, apatia, dificuldade para respirar, alteração da cor da língua, sono demasiado, tosse, desconforto em algumas posições e até desmaios, em alguns casos, são sinais de uma cardiopatia.
- A obesidade, por exemplo, é um fator de risco. E é aí que entra a necessidade de uma alimentação saudável e equilibrada.
- É preciso evitar alimentos de consumo humano, que podem ter níveis elevados de sódio e não são indicados para a nutrição adequada do pet. Nem pense em incluir comidas gordurosas, como doces e guloseimas. Eles devem sempre comer uma ração de qualidade, que já possua todos os nutrientes e vitaminas necessários à sua saúde.
- As bactérias estão relacionadas às cardiopatias, portanto é preciso manter a saúde oral, com cuidados e escovação frequente.
- Eles adoram passear! Caminhadas moderadas são caminhos para a prevenção das doenças cardíacas e para a diversão.
- Estimular a atividade física: enriquecer o ambiente que os pets ficam com brinquedos é uma ótima ideia. Veja como fazer aqui: https://www.revide.com.br/blog/marcella-costa/modificar-o-ambiente-e-alternativa-para-tratar-mon/

Compartilhar: