Fique atento: Coceira intensa, feridas e lesões podem ser indícios de sarna

Fique atento: Coceira intensa, feridas e lesões podem ser indícios de sarna

Os cães podem ter vários tipos de problemas de pele, como os alérgicos, bacterianos, hormonais, fúngicos e também os causados por ácaros – como as sarnas, cujos tipos mais comuns são as demodécicas, que são crônicas, e as sarcópticas, que são zoonoses, ou seja, acometem também os seres humanos. De acordo com a médica veterinária Karina Kowalesky, os sintomas são coceira intensa e contínua, feridas, lesões, desconforto, entre outros. “No geral, as dermatites têm características bem parecidas entre elas. No caso das sarnas, o incômodo pode ser tão intenso que o animal passa a se automutilar, por exemplo”, ressalta.

As lesões das sarnas sarcópticas são, na maioria dos casos, generalizadas por todo o corpo do animal, já as demodécicas se iniciam em volta dos olhos, focinho e patas. “Os ácaros estão sempre presentes na pele dos cães. Por se tratar de agentes oportunistas, eles se desenvolvem ainda mais quando há uma queda na resistência imunológica do animal. A falta de tratamento leva, inclusive, à infecções secundárias, podendo causar sérias lesões e colocando em risco o animal e as pessoas que estão por perto”, afirma Karina. Ela também explica que o tratamento dependerá do diagnóstico e enfatiza a importância do médico veterinário. “O especialista realizará alguns exames, incluindo o de raspado de pele, de extrema importância para a análise diferencial quanto ao tipo de sarna”, diz.

Atenção aos cuidados

Quando a sarna demodécica é diagnosticada, o proprietário terá que ficar alerta por toda a vida do animal, pois sempre que uma queda de imunidade ocorrer, ele poderá apresentar o distúrbio. Ela é também hereditária, por isso a castração é um método recomendado para evitar que o cachorro se reproduza e a doença se prolifere. A sarna sarcóptica também deve ser tratada com prudência. É necessário cuidar para que o pet não transmita o problema para os demais cães ou para o próprio dono por meio do contato.

De acordo com Karina, o tratamento da sarna demodécica dura de 60 a 90 dias, enquanto o da sarcóptica se estende por um período de 30 dias. “É imprescindível que o diagnóstico da doença seja feito por um especialista e que ele acompanhe o tratamento do animal”, conclui.

Compartilhar: