Modificar o ambiente é alternativa para tratar monotonia canina

Modificar o ambiente é alternativa para tratar monotonia canina

Jogos, brincadeiras e distrações são métodos bastante utilizados para tornar o dia a dia de crianças mais dinâmico e interativo. O que muitas pessoas não sabem é que a alternativa também pode ser aplicada aos animais de estimação. O enriquecimento ambiental, que consiste em uma série de novidades que modificam o espaço físico ou social dos pets e promove melhorias na qualidade de vida, é uma opção para driblar a monotonia vivida por eles. "Essa técnica proporciona desafios parecidos com os encontrados na natureza, nos quais o animal expressará seu comportamento natural, gerando novos estímulos”, afirma a médica veterinária Mariana Amâncio.

De acordo Mariana, a modificação do ambiente pode ser feita por meio da introdução de elementos originais, simples, criativos e de fácil interação no local onde o cão passa a maior parte do tempo. “Como o enriquecimento ambiental cria condições para desenvolver comportamentos naturais, o seu amigo estará em harmonia e lhe transmitirá tal sentimento. Além disso, ele desenvolverá maior capacidade física e mental, se mantendo mais relaxado e menos destrutivo”, afirma.

Passatempo

Os pets que passam muito tempo sozinhos acabam não gastando a energia que deveriam e podem apresentar algumas alterações de comportamento, como excesso de latidos, uivos, destruição de móveis, estresse, ansiedade, depressão e gestos repetitivos - andar de um lado para outro, correr atrás do rabo ou em círculos. “Uma das atividades que mais entretém os cachorros é a de roer e destruir. Despedaçar uma bola ou destruir um coco verde são excelentes passatempos para eles. Os ossinhos também são uma ótima pedida”, ressalta Mariana.

Outro exemplo de modificação do ambiente, segundo a médica veterinária, é estimular o pet por meio de brincadeiras como a busca por alimento. “Esconder petiscos e incentivar o seu cão a procurá-los é uma atividade bem interessante. Aos poucos dificulte os esconderijos e, com o tempo, ele fará uma busca em cada canto do seu espaço para encontrar a recompensa. Seu pet adorará”, afirma. Mariana ainda lembra que existem brinquedos de borracha resistentes, com o interior oco, que são feitos para guardar os petiscos e entreter os cães. “Conforme o cachorro rodar e empurrar o brinquedo, os petiscos cairão pouco a pouco pelos buracos que o produto possui”, conta.

Tipos de enriquecimento

Segundo Mariana, são cinco os principais tipos de enriquecimento ambiental – Alimentar, Físico, Sensorial, Cognitivo e Social. Eles envolvem, por exemplo, brincadeiras com a comida, como a caça de alimentos de diferentes maneiras, evitando a previsível refeição no pote de ração. Com a ajuda de objetos, cria-se um espaço adequado para cada animal, com obstáculos, esconderijos, lugar para escalar, se esconder, entre outros. Também produzem recursos e situações que aguçam os cinco sentidos dos animais e estimulam a parte intelectual (concentração, raciocínio e memória). Por fim, promovem a interação com animais da mesma ou de outras espécies, assim como na natureza, sob supervisão e com segurança.

Compartilhar: