Outubro Rosa: Câncer de mama em pets

Outubro Rosa: Câncer de mama em pets

O câncer de mama atinge, por ano, cerca de 25% das mulheres brasileiras. Os dados são do Inca (Instituto Nacional do Câncer). O tumor também é o mais frequente em cadelas, a partir dos 7 anos, e, em gatas, por volta dos 10 anos. No Brasil, estima-se que a incidência seja superior a 70% em cachorras e até 90% em felinas.

Segundo a Comac (Comissão de Animais de Companhia do Sindan - Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal), as raças de cães mais propensas a desenvolver a doença são Poodle, Dachshund, Yorkshire Terrier, Maltês, Pastor Alemão, Cocker Spaniel, SRD e, no caso dos gatos, Siameses, Persas e SRD.

Combate

O câncer de mama é uma doença silenciosa, por isso, é preciso ficar atento a mudanças de comportamento, como sinais de tristeza, falta de apetite e febres ou vômitos. A velha e boa visita frequente ao veterinário também ajuda no diagnóstico precoce e as chances de cura aumentam. A ingestão de contraceptivos, terapias hormonais e a obesidade são fatores que não favorecem a saúde do animal. No entanto, a castração precoce substitui as injeções hormonais e ajuda na prevenção, reduzindo até 99% do desenvolvimento do tumor.

Em casos em que a doença é descoberta já em estado avançado, serão necessários alguns tratamentos específicos. Remoção cirúrgica do tumor, quimioterapia ou até mesmo encaminhamento para eutanásia são algumas das opções do médico veterinário. A primeira proporciona melhor perspectiva de cura e a última é utilizada apenas em casos extremos. De qualquer forma, o especialista saberá qual a melhor alternativa a seguir.

Quando o tumor é benigno, gatas e cadelas vivem normalmente após o tratamento. Há casos em que ocorre a metástase – que é quando células cancerígenas se espalham por outros órgãos e isso acaba agravando o problema. Nesse momento, pode ser necessário o uso de medicamentos para administrar as dores.


As informações são da Comac (Comissão de Animais de Companhia do Sindan - Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal).

Compartilhar: