Saúde dos olhos: Saiba como prevenir doenças oculares

Saúde dos olhos: Saiba como prevenir doenças oculares

Apesar de o olfato e a audição serem os sentidos mais importantes para os pets, a visão ajuda – e muito – na sua orientação. Por isso, o cuidado com os olhos é algo extremamente importante para a saúde do animal. No entanto, identificar os problemas oculares pode não ser uma tarefa fácil, então, confira as dicas da médica veterinária Mariana Amâncio:

1- Quais as raças mais propensas a ter problemas no olho?
Mariana Amâncio:
Em cães mais novos e/ou de olhos grandes como pug, bulldog, shih tzu, lhasa apso, as doenças mais comuns são as de origem traumática, já que filhotes são bem agitados e também devido à conformação dos olhos das raças citadas acima. Já os poodles são bastante predispostos a catarata senil, apesar de que qualquer cão pode apresentar. Algumas raças requerem mais atenção por possuírem pelos longos, como é o caso de maltês, lhasa apso, shih tzu, yorkshire, entre outros, já que possuem muitos pelos na região dos olhos que podem levar a irritações futuras. Por herança genética, são comuns cães das raças cocker spaniel, basset, chow-chow, shar pei, labrador e cães de raças do Círculo Ártico (como huskie) apresentarem glaucoma.

2- Quais doenças são mais comuns?
Mariana Amâncio:
Conjuntivite, ceratoconjuntivite seca, úlcera de córnea, catarata e glaucoma. São os principais problemas oculares encontrados. O tratamento dessas doenças é feito com colírio, antibióticos e, em algumas situações, é necessário fazer cirurgia – por isso é tão importante a consulta com um especialista, o oftalmologista veterinário.

3- Há uma idade para que esses problemas possam aparecer?
Mariana Amâncio:
Animais com mais de seis anos são mais propensos a ter esses problemas, porém eles podem ocorrer em qualquer idade. Vale lembrar que o ideal é que o pet vá ao especialista uma vez ao ano para prevenir e, assim, diagnosticar precocemente problemas oculares, o que facilitará a cura e o reestabelecimento do animal.

4- Qual ambiente deve ser evitado pelo animal para evitar problemas no olho?
Mariana Amâncio:
As pessoas têm o costume de levar seus pets no carro com a cabeça para fora da janela. Além de não ser o correto, o vento direto nos olhos do animal faz com que os olhos fiquem secos e irritados, podendo ser lesionados com o vento em excesso. Já no banho (em casa ou no pet shop), devemos nos atentar ao soprador/secador, que não deve estar direcionado para a região dos olhos. Já no caso dos animais que possuem as patologias, além do tratamento para garantir o estado de saúde adequado, o dono do pet deve também manter os móveis no mesmo lugar em casos de perda de visão, assim reduzirá as possibilidades de impacto.

5- Há questão de genética para aparecer esses problemas? Quais?
Mariana Amâncio:
Como essas doenças são de origem multifatorial, é difícil caracterizá-las como genéticas, porém algumas raças possuem, sim, predisposição genética, principalmente para catarata e glaucoma primário. Essa herança genética também pode ser pela conformação ocular, que não predispõe a doença mas facilita os problemas de origem traumática.

6- De que maneira podemos prevenir essas doenças?
Mariana Amâncio:
Para as doenças mais graves não há prevenção, mas é possível retardar as complicações quando o animal é submetido a exames oftalmológicos.
Métodos para doenças mais simples seriam:
Não deixar os pelos caírem nos olhos;
Usar sempre shampoos indicados para a espécie;
Não jogar vento diretamente nos olhos do animal;
Não medicar sem a prescrição de um médico veterinário.

7- Quais cuidados podem ser tomados para manter os olhos dos animais limpos?
Mariana Amâncio:
Animais saudáveis não devem apresentar secreções nos olhos. Um acúmulo de secreção pequeno é natural e pode ser facilmente removido por uma limpeza simples. É recomendado utilizar um pedaço de algodão limpo ou gaze embebida em soro fisiológico e deslizar suavemente de cima para baixo, retirando pouco a pouco a sujeira. Repita o processo no outro olho usando um algodão novo, assim você evita a transmissão de possíveis infecções de um olho para o outro. A limpeza deve ser feita duas vezes por semana ou até diariamente no caso de animais que tenham problemas oculares.

8- O que pode atrair e agravar essas doenças?
Mariana Amâncio:
A falta de consultas de rotina no veterinário e de limpeza adequada pode aumentar as chances de doenças avançadas. Algumas dessas doenças causam perda do brilho natural dos olhos, e o cão passa a sofrer de dores e uma coceira intensa. Essa situação pode se agravar, já que os animais se coçam em objetos ou com as patas – assim, existe uma chance maior de ele machucar o globo ocular com as próprias unhas.

9- Os pelos deve ser tosados com que frequência?
Mariana Amâncio:
Em raças de pelos longos, a tosa deve ser frequente, para que mesmo mais comprido eles não encostem nos olhos. Os shampoos usados devem ser os indicados para a espécie, e não os humanos.

10- Alguma observação importante que pode ser destacada.
Mariana Amâncio:
O dono do animal é o primeiro a identificar sinais e comportamentos que podem indicar a necessidade de uma consulta com especialista.
Observe quando seu animal estiver com algum desses sintomas:
Secreções oculares;
Lacrimejamento;
Coceira nos olhos;
Hemorragia ocular (manchas de sangue nos olhos);
Vermelhidão;
Inflamação dos olhos;
Dor nos olhos, geralmente permanecem fechados ou piscando muito;
Alterações de cor, tamanho ou posição dos olhos;
Manchas ao redor dos olhos;
Superfície do olho seca;
Fotofobia, quando seu pet procura lugares escuros para se esconder;
Andar encostando em paredes, esbarrar ou bater nos objetos da casa.
Esses sintomas devem ser uma forma do dono ficar atento à saúde dos olhos do seu pet e procurar um médico veterinário oftalmologista.

Compartilhar: