Seu gato está gordo? O que fazer?

Seu gato está gordo? O que fazer?

Com a domesticação dos animais é cada vez mais comum encontrarmos cães e gatos que vivem em confinamento e que desenvolvem a obesidade e/ou sobrepeso, sendo a desordem nutricional mais comum nos felinos. O Blog Mundo Pet conversou com a professora da disciplina de Clínica Médica de Pequenos Animais do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Moura Lacerda, Roberta Casale, e tirou diversas dúvidas sobre o assunto. Confira:

Mundo Pet: Qual o peso ideal de um gato?
Roberta: Da mesma forma que existe o IMC (Índice de Massa Corpórea) para os seres humanos, também temos fórmulas numéricas e mais objetivos para avaliar a situação dos animais. No caso dos felinos, o IMC leva em consideração medidas da circunferência do tórax e do membro inferior (pélvico).

Mundo Pet: Quais são as principais causas de sobrepeso e/ou obesidade dos gatos?
Roberta: A obesidade é uma doença multifatorial, ou seja, não existe uma única causa para o seu desenvolvimento. Entre as principais condições que favorecem o ganho de peso podemos citar a genética, a oferta, o tipo e a palatabilidade da alimentação que é oferecida, o sedentarismo e os hábitos de vida do proprietário.

Mundo Pet: Quais problemas de saúde um gato pode desenvolver caso chegue à obesidade ou sobrepeso?
Roberta: A obesidade é a doença nutricional mais comum em gatos e leva a uma série de disfunções fisiológicas que comprometem a saúde e a longevidade do animal. Podemos citar como exemplos dessas disfunções o diabetes mellitus, alterações em articulações e ligamentos, alterações cardiovasculares e respiratórias, hepatopatias e desordens digestivas.

Mundo Pet: Uma mudança alimentar pode ajudar na redução de peso?
Roberta: Sim. O segredo da redução de peso é a reeducação alimentar aliada a um aumento das atividades físicas adequadas para aquele animal. O ideal é que essa redução seja gradativa e, para isso, costumamos reduzir aproximadamente 30% da ingestão calórica diária. O mercado pet encontra-se em franco desenvolvimento e atualmente temos várias opções de dietas comerciais formuladas com redução da densidade calórica. São vários tipos de alimentos comerciais que variam em função da qualidade e quantidade de ingredientes utilizados em sua formulação e também de tecnologias envolvidas durante seu processamento. O mais importante na hora da escolha é respeitar as quantidades diárias recomendadas para o peso do seu gato e não oferecer alimentos que possam desbalancear uma dieta que foi desenvolvida exclusivamente para aquela espécie.

Mundo Pet: Por que o exercício é importante para os gatos? Como essas atividades podem ser feitas?
Roberta: O exercício aumenta o consumo calórico diário e é tão importante quanto a dieta quando se trata da redução de peso. O gato é um animal que adora brincadeiras. Se estimularmos o hábito de 10 minutos diários de atividades lúdicas que despertem seu interesse e aumentem sua atividade física, teremos um aumento bastante significativo do gasto energético desses animais.

Mundo Pet: De que maneira o dono do gato pode incentivar o bichano a se exercitar?
Roberta: Alguns exemplos com ótima aceitação por parte dos felinos estão relacionados com o uso de laser point, pois eles adoram perseguir aquela luzinha em movimento, além de brinquedos que apresentem movimentos quando colocados no chão (bolinhas, ratinhos, entre outros). A permissão de acesso a áreas externas também é uma excelente estratégia, pois desperta a curiosidade e aumenta o interesse em explorar um ambiente que ele não tem o hábito de frequentar.

Compartilhar: