Vai receber um pet? Saiba como preparar seu imóvel

Vai receber um pet? Saiba como preparar seu imóvel

A chegada de um animal de estimação na casa ou no apartamento exige alguns cuidados especiais para garantir o conforto e o bem-estar da família e do pet. Além de se adequar às normas de convívio público do condomínio ou da vizinhança, podem ser necessárias mudanças dentro do imóvel, além de planejamento dos ambientes que o cachorro ou gato mais frequentará, como locais de descanso, de alimentação e de necessidades higiênicas. Confira, abaixo, algumas dicas de especialistas da Piramid Imóveis, de Ribeirão Preto (SP), para se preparar.

Instale redes de proteção: Essa é a primeira atitude que deve ser adotada para garantir a segurança do seu animal de estimação. É preciso colocar redes, principalmente, nas sacadas, no vão de escadas e em qualquer lugar alto que tenha perigo do pet passar e cair. Tenha um cuidado especial com gatos, que podem subir nas janelas e lugares inusitados.

Não deixe os produtos de limpeza expostos: Providencie um novo local para armazenar esses itens, sem deixá-los expostos em prateleiras. O ideal é colocá-los em um armário fechado para que não haja acidentes.

Prepare um lugar para as refeições: Se preferir, o pet pode ganhar um lugarzinho na cozinha para se alimentar perto da família. Uma dica é construir um móvel simples, sob medida, como uma estante com espaço para comedouro, por exemplo. Ou separar um cantinho para os recipientes de água e ração.

Tenha um cantinho próprio para descanso: ​A cama do pet deve ser sempre limpa e aconchegante. O local para colocá-la dependerá de como a família se comporta com seu animal de estimação. A dica é que seja em um cômodo no qual ele poderá ficar isolado e tranquilo. Para os amantes de gatos, uma pequena abertura na parede pode se tornar uma cama confortável sem comprometer com a decoração da casa.

Hora do “banheiro”: Quem possui uma área externa para criar o pet não precisa se preocupar em reservar um banheiro dentro de casa. Já para quem pretende deixá-lo dentro da residência, o ideal é separar um espaço da área de serviço. Dispor jornais ou tapetes higiênicos sempre no mesmo lugar pode ajudá-los a entender o processo, além de serem itens fáceis de descarte. Para gatos, vale a boa e velha caixa de areia. Lembrando que os animais de estimação também precisam de passeios regulares fora de casa.

Tenha tecidos e pisos fáceis de lavar: Pode ser um pouco mais trabalhoso manter a casa sempre limpa quando se tem um animal de estimação. Por isso, para facilitar a sua vida, pense em investir em tecidos mais resistentes e, se possível, em pisos mais fáceis de lavar. Ultrasuede (camurça sintética), algodão de trama fina e sarja são alguns exemplos de texturas indicadas. Investir em um impermeabilizante também é uma boa opção. Já no piso, a cerâmica é ideal: não deixa arranhões ou pelos aparentes.

Compartilhar: