NÃO É SOMENTE SOBRE OS VESTIBULARES.

NÃO É SOMENTE SOBRE OS VESTIBULARES.

     Segundo Shakespeare, “nós somos do tecido de que são feitos os sonhos”. Como disse Marcel Proust, “se sonhar um pouco é perigoso, a solução não é sonhar menos, mas, sonhar mais”. Ops...Com o quê e como estão e estamos sonhando?

     Dizer que vocês começarão a brigar por seus sonhos a partir de amanhã, esbarra na mais completa injustiça. Porque muitos, pensando, no mínimo, sobre esses circunstanciais momentos de provas, já os iniciaram dias atrás. Circunstanciais sim, já que, adaptando o que dizem por aí - ainda que clichê, é real – “você não é sua pontuação”. Como também, se entendermos que esses sonhos são construções, a grande maioria de vocês já está muito além das fundações. Provavelmente estão no acabamento, o que dá muito trabalho, cada vez mais minucioso, requerendo profunda paciência, tolerância e auto tolerância. Nesse contexto, já superaram meses ou, até, anos. Se derem crédito às palavras de Shakespeare, entenderão que a importância de sonhar equivale a ter mínima noção da própria importância. Importância que não pode ser mensurada, não pode ser coisificada ou reduzida, muito menos às siglas e endereços pelo Brasil afora. As IES (Instituições de Ensino Superior), sejam de quais naturezas forem, não são fins, mas, apenas, algumas possibilidades de meios para a realização parcial de seus sonhos. Parcial? Ora, seus sonhos somente são completos em e por vocês! Proust estava coberto de razão...Especialmente, quando entendido “shakespeareanamente”: Vocês não são pouco. E se são feitos do que são feitos os sonhos, esses últimos precisam ser mais do que mais, devem ser imensuráveis, afim de que sejam dignos de seus espíritos e vontades. Acreditem...Olhem para si mesmos e percebam que são maiores do que tijolos e rankings. Aliás, esses mesmos tijolos são inanimados. A animação – propositalmente com trocadilhos -  é só a partir de e com vocês... ;-) A mesma situação dos "respeitados rankings". A mesma situação de quaisquer listas. E por falar nelas, saibam que suas vidas têm e sempre terão várias listas. É que as vezes, é preciso esperar um pouquinho mesmo. Saber agir. Saber esperar. Bebam água, comam frutas, durmam bem, façam esportes, se divirtam com as pessoas queridas, preservem a harmonia nas relações, etc . Não são dicas para o vestibular, mas, para a satisfação na vida. O vestibular só pegou emprestado, portanto, ele não pode tirar suas vidas. Tudo o que a ele, saudavelmente, diz respeito não é antagônico ao que conhecem por Viver. Prestem atenção na prova, não pela suposta obrigação em se dar bem, mas, pela convicção quanto à consciência de todo estudo e esforço aos quais se dedicaram. Lembrem-se que habilidades e dificuldades estão em todos. Ou, jogue a primeira caneta quem não as tiver.

     Sabem que não podem usar lápis, não é? Exigências de provas. Tudo bem...Há muito conhecemos a expressão "a vida imita a arte". O ENEM e outros vestibulares fazem parte de suas vidas, mas, definitivamente, não conseguem, de perto ou longe, imitar a mais significativa arte de cada um de vocês: potencialidades. Afinal, o que é escrito com tintas de canetas, inclusive preta, não se modifica facilmente. Por outro lado, quanto às suas potencialidades, estão se modificando a cada instante. Pois é, integralmente, elas não prestam vestibular.

 

 

Compartilhar: