Vivemos a era do comportamento nas empresas

Vivemos a era do comportamento nas empresas

Em minha estréia neste prestigioso espaço, gostaria de abordar um tema muito importante no mundo dos negócios. A influencia do comportamento para o sucesso profissional.

Pesquisas realizadas nos últimos anos por inúmeras instituições em relação a mercado de trabalho, apontam que a maior parte das demissões nas empresas ocorre por problemas comportamentais do funcionário e não por deficiências técnicas. Tanto que uma frase muito utilizada no meio corporativo é que as pessoas são “contratadas pelo conhecimento e demitidas pelo comportamento”. Todas as evidencias apontam claramente que nos últimos anos e certamente nos próximos ainda mais, O QUE DIFERENCIA OS PROFISSIONAIS É O COMPORTAMENTO.

A que comportamentos especificamente estou me referindo? Me refiro a diversas competências essenciais para a atuação dos profissionais, que chamamos de competências comportamentais. São exemplos: capacidade de comunicação, habilidade de negociação, relacionamento interpessoal, cooperação, proatividade, autocontrole, criatividade e inovação, dente outros. Estas competências estão em destaque no vocabulário empresarial já ha alguns anos, tanto nos processos seletivos quanto nas avaliações periódicas dos funcionários. Isso é fato e não é um modismo, veio para ficar e será cada vez mais importante.

Não é nada nova a discussão de que estamos vivendo nas ultimas décadas a chamada era do conhecimento. Porém, transformações rápidas vêm ocorrendo e a medida que o acesso a informação, tecnologia e enfim, ao conhecimento, se torna cada vez mais fácil e universal, o que passa a valer é o comportamento mais do que o próprio conhecimento. Ou seja, o conhecimento acumulado e não utilizado ou utilizado sem a combinação certa de competências comportamentais, não tem valor algum. Por isso, ouso dizer que estamos em transição para uma nova era nas empresas, a ERA DO COMPORTAMENTO.

Visando preparar-se para esta realidade, comece refletindo:

- Quais são as competências comportamentais importantes para minha função na empresa?

- Como tenho usado cada um destes comportamentos?

- Como sou nestes comportamentos quando me comparo a outras pessoas em funções semelhantes às minhas?

- Como posso potencializar as competências nas quais sou bom? Como posso desenvolver as competências que preciso de melhorias?

Vá pensando que neste blog trataremos de forma mais detalhada cada um destes assuntos.

Continuamos na segunda parte.

Até breve!

Compartilhar: