Apimente sua caminhada praticando trekking

Apimente sua caminhada praticando trekking

Segundo o site Tua Saúde, a caminhada é uma atividade física que gera inúmeros benefícios, tais como: reduz o inchaço nas pernas e tornozelos, previne a obesidade e ajuda a perder peso, melhora a circulação sanguínea, fortalece os músculos do corpo, melhora a postura corporal, reduz a ansiedade e o estresse, previne complicações cardiovasculares, como infartos e hipertensão.

Apesar de muitas pessoas terem consciência dos benefícios da caminhada, dizem que não a praticam por considerá-la uma atividade física monótona. Para tais pessoas, sugiro que conheçam e pratiquem trekking. Trekking significa caminhar, andar, trilhar ou migrar. Atualmente o trekking é definido como a arte de percorrer áreas selvagens a pé. De acordo com o site Alta Aventura, o trekking, tão praticado nos Estados Unidos e Europa, tem se popularizado no Brasil nos últimos anos. É uma atividade que pode ser praticada por qualquer pessoa de forma competitiva ou simples prazer.

Caminhar por trilhas naturais, desfrutando do contato com a natureza e, ainda por cima, cercado de belas paisagens em locais pouco conhecidos. Quem pratica o trekking tem essa oportunidade, e esse é o principal motivo que faz dessa atividade física uma das que mais cresce no mundo. Os praticantes do trekking aliam o prazer em contemplar a natureza com os benefícios da atividade física, tentando fugir do estresse do dia-a-dia. Os percursos podem ser curtos ou longos, importando apenas o prazer em caminhar. O trekking pode ser praticado tanto como uma forma de lazer, quanto em competições. Neste caso, trata-se do trekking de regularidade, também chamado de enduro a pé.

O trekking de regularidade é realizado em uma trilha, com local e tempo definidos. Os participantes não conhecem o percurso, por isso o importante não é a velocidade, mas sim se manter no caminho certo. Semelhante ao enduro de carros de regularidade, equipes de três a seis pessoas navegam por meio de uma planilha com referências (iguais no enduro) e velocidades médias pré-determinadas. Assim, os integrantes percorrem uma distância que varia de 6 a 15 quilômetros, andando por estradas de terra, trilhas abertas, em mata fechada e atravessando riachos. Eles têm de navegar e calcular o tempo regular para não passarem pelos Postos de Controle atrasados (perde 1 ponto) nem adiantados (perde 2 pontos). Ganha a equipe que perder menos pontos.

Caso queira apimentar sua caminhada, e de quebra trabalhar também sua mente interpretando as planilhas de navegação, faça trekking de regularidade. Em Ribeirão Preto existe uma empresa especializada nesta modalidade esportiva, a GaiaExp (https://www.gaiaexp.com.br/), que organiza provas em várias cidades da nossa região. 

Fontes: 
https://www.tuasaude.com/caminhada/ 
https://www.altaventura.com.br/curiosidades-sobre-o-trekking 
 
 

Compartilhar: