Avaliação física: pré-requisito para a musculação

Avaliação física: pré-requisito para a musculação

Antes de uma pessoa iniciar a prática de qualquer atividade física, é importante salientar a necessidade de uma avaliação médica (check-up geral), pois se existir alguma doença preexistente (hipertensão, diabetes etc.), isso influenciará diretamente na elaboração do programa de treinamento. Para que tal programa atenda às necessidades da pessoa que começará a praticar exercícios, é imprescindível que seja elaborada também uma avaliação física. Infelizmente, esta prática não é comum em muitas academias de musculação.

A avaliação física é um elemento primordial e indispensável para a detecção de fatores limitantes ao treino e elaboração de um correto e eficiente programa de exercícios. É uma forma de se obter o perfil do avaliado e programar os exercícios adequados sem gerar prejuízos.

A avaliação física compreende um resgate histórico familiar de doenças como diabetes, hipertensão, anginas, etc., bem como a situação atual da pessoa quanto a aspectos como traumas ósseos e articulares, desvios posturais, informações nutricionais, características psicológicas e sociais, visando os hábitos e características de personalidade. A avaliação física oportuniza informações de análise antropométricas, da composição corporal, metabólica e neuromusculares por meio de protocolos previamente selecionados conforme a característica da pessoa.

Segundo o educador físico Jeovani Peripolli, a associação das informações obtidas pela avaliação é que dará suporte ao planejamento e a prescrição de treinamentos mais precisos e que proporcionem prazer ao se realizar a rotina de exercícios. Só é possível fazer um programa de exercícios com qualidade e segurança com uma avaliação física em que se utilize metodologia, protocolos e critérios de avaliação adequados.

Além disso, as avaliações devem ser periódicas e sucessivas, permitindo uma comparação para que se possa acompanhar o progresso do avaliado com precisão, sabendo se houve evolução positiva ou negativa. Dessa forma, é possível reciclar o programa de treinamento e estabelecer novas metas. Ou seja, a avaliação física auxilia o profissional de quanto é eficiente o sistema de trabalho utilizado.

Com a avaliação física o profissional de educação física garante as etapas de diagnóstico, análise, classificação, planejamento e orientação, garantindo qualidade no serviço prestado aos seus alunos e alunas. Seja qual for o seu objetivo, perder peso, ganhar massa para definição muscular ou condicionamento, a avaliação física completa com um profissional qualificado vai garantir que você preserve a sua saúde e garanta o sucesso do seu treinamento.

Fonte: https://www.treinoemfoco.com.br/opiniao-qualificada/a-importancia-da-avaliacao-fisica/
 

Compartilhar: