Avanços da ciência para a saúde em 2017

Avanços da ciência para a saúde em 2017

Em 2017 muitos cientistas trabalharam duro para trazer boas notícias. Diversas pesquisas promissoras, que podem nos ajudar a ter uma vida mais saudável, foram publicadas em meios de comunicação de prestígio. Relembre algumas dessas notícias:

Cientistas descobriram proteína que ajuda emagrecer: o sonho de uma nova alternativa na luta contra a obesidade pode estar se tornando realidade: uma proteína que faz o indivíduo preferir alimentos com pouca gordura e se sentir satisfeito por mais tempo. Os pesquisadores responsáveis pela descoberta disseram ao Science Translational Medicine que as proteínas funcionaram em roedores e macacos. O resultado é importante, uma vez que outra análise mostrou que a obesidade entre crianças e adultos aumentou 10 vezes nos últimos 40 anos. A pesquisa, publicada no The Lancet, concluiu que temos mais pessoas obesas do que magras no mundo.

Poucos exercícios já oferecem benefícios ao corpo: você consegue fazer cerca de 30 minutos de exercício por dia? Um estudo do MNT descobriu que fazer ao menos 30 minutos de atividade física moderada durante cinco dias da semana pode prevenir 1 em 12 mortes e 1 em 20 casos de doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. Outra pesquisa, feita pela Universidade de Sydney, descobriu que pessoas que praticam atividades físicas de fortalecimento muscular têm 23% menos riscos de morte prematura e 31% menos chances de mortes relacionadas ao câncer.

13 tipos de câncer foram associados ao excesso de peso: ao analisar mais de mil estudos, a Agência Internacional para Pesquisa do Câncer, da Organização Mundial de Saúde, associou o risco de desenvolver 13 tipos de câncer a obesidade. Entre eles, estão câncer de esôfago, fígado, pâncreas, útero, ovário, rim e tireoide. Segundo as pesquisas, na maioria dos casos, quanto mais pesado se é, maior as chances de ter a doença. A notícia pode não ser boa, mas mostrou como ter uma vida e alimentação saudável beneficiam o organismo.

A culpa de artérias entupidas não é só de uma dieta ruim: quando pensamos em artérias entupidas sempre associamos com gordura. Porém, um editorial publicado no British Journal of Sports Medicine considerou essa associação equivocada. Outra pesquisa, feita na Universidade de Connecticut, descobriu que artérias entupidas podem ser até bactérias e não só culpa da dieta. Os pesquisadores revelaram que as moléculas de gordura localizadas nas artérias podem vir dos alimentos ou de bactérias que residem em nossas bocas ou tripas.

Evite óleo de canola e durma bem para postergar o Alzheimer: este ano, cientistas publicaram na revista Scientific Reports (da Nature) o primeiro estudo que sugeriu que o óleo de canola é mais prejudicial do que benéfico para o cérebro. Ficou claro que o consumo prolongado do produto traz perdas na memória, na capacidade de aprendizagem e o ganho de peso em casos de Alzheimer. Além disso, uma pesquisa publicada no Neurology associou a falta de sono à maior chance de desenvolver Alzheimer. O sono é o momento de limpeza do sistema neurológico e precisa ser respeitado.

Acesse o link na sequência para conhecer algumas outras notícias, divulgadas em 2017, que prometem melhorar nossa saúde.

Fonte: https://vivabem.uol.com.br/listas/dez-avancos-da-ciencia-em-2017-prometem-melhorar-nossa-saude.htm
 

Compartilhar: