Benefícios da musculação para corredores

Benefícios da musculação para corredores

A corrida de rua é uma modalidade que está ao alcance da maioria das pessoas, porém, segundo o educador físico Alexandre Bento, como toda prática esportiva, requer alguns cuidados básicos, tais como:

•    Avaliações médica e física;
•    Um programa de treino específico;
•    Roupas e calçados adequados;
•    Musculatura adequada. Isso mesmo, musculatura adequada.

Independentemente da forma pela qual a modalidade seja encarada, seja profissional, amadora ou simplesmente um hobby, indiscutivelmente, todos que praticam corrida de rua necessitam de uma musculatura muito bem trabalhada. Assim, além de se ter um rendimento melhor, também irá diminuir o risco de lesões proporcionadas pela prática da modalidade.

Em tempos passados, Alexandre Bento comenta que a musculação não era considerada uma boa prática para corredores, pois existia a crença de que o aumento da massa muscular iria prejudicar o desempenho na corrida, já que em provas de endurance entendia-se que quanto mais magro fosse o corredor, melhor seria seu desempenho.

Com o passar dos anos, muitas pesquisas foram realizadas e esse tabu acabou caindo. Hoje sabemos que o ganho de massa muscular ajuda na melhora do desempenho dos corredores, pois, além de proporcionar melhor aprimoramento do gesto motor e economia de energia, a musculação também será um forte aliado na prevenção de lesões.

Para iniciar um programa de treino de musculação é importante que os praticantes de corrida busquem ajuda profissional. Primeiramente, o educador físico deverá avaliar a pessoa, para que possa montar um programa básico, visando uma adaptação de acordo com suas necessidades e características individuais. Caso a pessoa já possua algum tipo de lesão, o profissional levará isso em conta na hora da prescrição do treino.

Alexandre Bento ressalta que é extremamente importante o acompanhamento de um profissional, pois se a pessoa praticar musculação de forma incorreta, também poderá sofrer alguma lesão ou piorar o estado de uma já adquirida. Após a fase de adaptação, com certeza, a musculatura estará preparada para que a pessoa possa realizar seus treinos e as tão desejadas provas de rua. Superada a fase de adaptação, o profissional poderá mudar o tipo do treino, iniciando um treino funcional, que terá como foco a melhora dos resultados.

Fonte: https://www.natue.com.br/natuelife/musculacao-para-corredores-de-rua.html 
 

Compartilhar: