CrossFit: origem e características

CrossFit: origem e características

O CrossFit é um programa de treinamento físico que surgiu nos Estados Unidos. Este tipo de atividade física envolve a força e o condicionamento. Segundo os profissionais de educação física, a princípio, o CrossFit pode ser praticado por todas as pessoas e melhora de forma efetiva o condicionamento, a capacidade respiratória, a resistência dos músculos, a força e o sistema cardiovascular.

Na prática, o CrossFit reúne atividades físicas que definem os músculos e trabalham com o corpo inteiro. O método é muito utilizado no preparo físico de policiais, grupos de operações táticas (como a Swat) e exército dos Estados Unidos.

A modalidade ainda está se tornando popular no Brasil, e já é praticada em algumas academias das principais cidades do país. O treino de Crossfit utiliza cargas para trabalhar os músculos e tem como base as séries e repetições. Os exercícios são realizados com potência e intensidade. Os resultados da atividade costumam aparecer de forma rápida, principalmente no que diz respeito à definição muscular.

Normalmente, os treinos de Crossfit são realizados em ambientes abertos. Cada sessão dura, em média, 60 minutos e deve ser acompanhada por um instrutor capacitado. Os exercícios podem usar estações de levantamento de peso olímpico, barras olímpicas, kettlebells, medicine balls, monkey bars, entre outros acessórios.

O CrossFit foi criado pelo Coach Greg Glassman, na década de 1990. Originalmente, os treinamentos combinavam corrida e levantamento de peso olímpico. A primeira vez que a técnica foi usada foi para o treinamento do departamento de polícia de Santa Cruz, na Califórnia. O método tem exercícios da Ginástica Olímpica, Levantamento de Peso Olímpico e Corrida com séries e repetições intensas.

Fonte: https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/o-que-e-crossfit.html

 

Compartilhar: