Cuide da sua coluna cervical

Cuide da sua coluna cervical

Como está sua postura lendo este texto agora? Segundo Fernando Guerreiro, em matéria para o VivaBem, a cabeça e a região do pescoço estão vulneráveis a diferentes estresses ao longo do dia, podendo causar dores na coluna cervical. Tais dores podem ser causadas por diversos tipos de causas, tais como: postura inadequada, acidentes com traumatismos, algumas doenças comuns do envelhecimento (desgaste ou artrite) e disfunções da mordida.

Guerreiro comenta que atividades que aparentemente são inofensivas, como ler na cama, têm grande poder de provocar uma terrível dor na região do pescoço quando realizadas incorretamente, além de potencializar incômodos quando já existe alguma disfunção.

A dor na região da coluna cervical é muito comum e geralmente tem um período limitado. Os sintomas costumam melhorar em poucos dias ou semanas. Porém, casos mais graves, que não se resolvem em até dois meses, podem se tornar um problema crônico e ir muito além da dor, resultando em perda de algumas funções do corpo, como movimentos reduzidos e encurtados, fraqueza e até diminuição da sensibilidade dos membros, com a sensação de formigamento.

Guerreiro destaca alguns sinais de problemas na cervical que merecem atenção: traumatismo (geralmente causador por acidentes); dor aguda repentina; dor que não passa; dor intensa durante a noite; fraqueza nos braços ou nas pernas; dor associada a outros sintomas, como febre, perda de peso e cansaço. Para identificar o problema que está gerando a dor, é imprescindível que a pessoa procure um médico. Quando não há necessidade de procedimento cirúrgico, tratamentos clínicos e fisioterápicos podem ajudar a recuperar a função mais rapidamente e ensinar novos hábitos para reduzir a dor. Guerreiro fornece algumas dicas para evitar as terríveis dores na coluna cervical:

•  Faça sempre exercícios de alongamento antes de dormir e logo ao acordar, movimentando suavemente cabeça, ombros e pescoço;
•  Mantenha sempre uma boa postura ao ler. Evite deixar o pescoço muito curvado ou com algum tipo de pressão, mantenha-o em posição neutra;
•  Não fique em uma mesma posição por muito tempo, nosso corpo foi feito para se movimentar;
•  Na hora de dormir, usar muitos travesseiros pode prejudicar a postura. Evite isso;
•  Quando for dirigir, ajuste o banco e mantenha uma distância confortável do volante. 
•  Regule adequadamente a altura da tela do seu computador, de modo que a cervical sempre fique em uma posição neutra. Evite ficar com a coluna muito tempo na mesma posição. Estique-se!
•    Quando for carregar algum peso, tenha uma boa postura. Evite carregar peso somente com um braço por muito tempo;
•    Ao falar ao telefone e fazer outras atividades, evite forçar o pescoço.

Fonte: https://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2018/12/08/o-que-fazer-para-evitar-dor-cervical-no-dia-a-dia/ 
 

Compartilhar: