Dicas para enfrentar a menopausa,

Dicas para enfrentar a menopausa

Com a chegada da menopausa, as mulheres perdem massa muscular, facilitando o ganho de massa gorda, principalmente na região abdominal. Praticando uma atividade física, regularmente, poderão evitar essa perda. Além disso, também ficam mais vulneráveis a desenvolver diabetes, hipertensão, cardiopatia e artrite. Nesta etapa da vida feminina, os músculos perdem força, a elasticidade diminui e os ossos perdem cálcio. A prática de atividades físicas contribui para reverter este quadro.

Os exercícios físicos também são fundamentais para melhorar a autoestima, reduzindo o stress, pois nesta fase a mulher tende a ficar mais irritada. Ainda não está convencida? Então também é importante dizer que a prática de atividade física evita o aumento de peso, minimiza o calor noturno, melhora a qualidade do sono, do equilíbrio, da coordenação motora e do tônus muscular.

Agora que já está convencida de que os exercícios são um forte aliado para enfrentar a menopausa, antes de começar, não se esqueça de procurar o auxílio de um educador físico, que irá orientá-la sobre qual tipo de atividade é mais adequada para você. Caso opte pela musculação, há a vantagem da preservação da massa magra, que, nesta etapa da vida feminina tende a diminuir. É importante associar a musculação aos exercícios aeróbios, pois eles ajudam a fortalecer os pulmões e o coração, além de prevenir algumas doenças cardiovasculares e a diabetes.

Uma alimentação saudável e equilibrada também conta muito durante a menopausa, inclusive nas fases pré e pós. Segundo a ginecologista Mariana Halla, do Programa Você Bonita, nesta etapa da vida feminina há uma menor produção óssea, portanto, é importante ingerir alimentos que contém cálcio: alimentos lácteos, folhas verdes escuras, gergelim e peixes, como a sardinha. Seguindo este raciocínio, também devem ser evitados alimentos que diminuem a produção de cálcio: café em excesso, refrigerantes, sal e alimentos industrializados em excesso, alimentos gordurosos, como a carne vermelha e o açúcar. Para substituir o açúcar, passe a comer mais frutas e vegetais.

Dependendo dos alimentos que forem ingeridos, poderá haver um aumento do fogacho, famoso calorão que as mulheres sentem durante a menopausa. Dentre eles, pode-se destacar: gengibre, pimenta, açúcar, canela e chá verde. Também é importante salientar que, durante a menopausa, as mulheres não devem ficar muito tempo sem se alimentar, pois, ao ficar sem comer, o metabolismo diminui e a fome aumenta a produção do hormônio do stress, o cortisol, que contribui para o acúmulo de gordura.


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=R7rjwEQE3r8 
 

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Márcia Carneiro
Por Márcia Carneiro Personal Trainer, e-mail: marcia.personal@hotmail.com
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