Diferenças entre anabolizantes e suplementos

Diferenças entre anabolizantes e suplementos

Na ânsia por obter um corpo musculoso de forma rápida, muitas pessoas optam pela utilização de anabolizantes. Porém, é importante destacar que os benefícios obtidos, com toda certeza, não compensam os malefícios. Antes de utilizar anabolizantes, lembre-se de um antigo ditado popular: “por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento”.

Em primeiro lugar, é interessante comentar que os anabolizantes só devem ser utilizados por indicação médica, em algumas situações específicas. De acordo com o cardiologista Nabil Ghoraeyb, especialista do EU ATLETA, a indicação para uso de anabolizantes ocorre em casos de deficiências clínicas dos níveis de testosterona, grandes quadros de caquexia (tipo de desnutrição aguda que leva ao emagrecimento repentino) ou doenças graves e desgastes físicos severos após cirurgias de grande porte.

Médica e diretora da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Carmem Assumpção comenta que o culto ao vigor físico que existe nos dias atuais tem contribuído para o uso indiscriminado de anabolizantes visando aumentar a massa muscular rapidamente. “É totalmente inadequado. Os médicos não compactuam com esse uso de anabolizantes para qualquer condição de melhora de desempenho. São drogas que promovem efeitos colaterais gravíssimos. Nós repomos os hormônios, como a testosterona, por exemplo, quando há uma necessidade clínica ou patológica”, comenta Carmen.

O DJ Felipe Sabino, de 31 anos, conta que estava acima do peso, mas emagreceu e decidiu ganhar músculos em pouco tempo usando anabolizantes e fazendo um trabalho de hipertrofia na academia. “Eu era uma pessoa com quadro de obesidade mórbida e pesava 150kg. Mudei o meu estilo de vida, consegui perder 50kg em um ano e fugi da cirurgia bariátrica. Até chegar o momento em que achei interessante começar a usar anabolizantes”, desabafa Felipe. 

Porém, assim como tantas outras pessoas que passam a utilizar anabolizantes, Felipe não tinha a real consciência do perigo que estava correndo e sofreu as consequências negativas, pois o uso de esteroides podem causar problemas como a queda de libido, agressividade, disfunção da glândula tireoide e câncer de fígado. No caso das mulheres, gera infertilidade e a voz pode ficar mais grossa. Além dos problemas no organismo, também é imprescindível alertar que os anabolizantes normalmente vêm do exterior como forma de contrabando, portanto, utilizá-los sem uma prescrição médica pode ser considerado um ato criminoso.

Por outro lado, caso queira aumentar sua massa muscular da única forma racional possível, ou seja, fazendo musculação, há uma forma lícita e saudável de otimizar seus resultados, a utilização de suplementos alimentares. “Anabolizantes e suplementos são dois produtos completamente diferentes. Os anabolizantes são feitos a partir de hormônios e proporcionam maior força. Já os suplementos são extraídos dos alimentos e vêm para completar a dieta. O anabolizante é ilegal e geralmente conseguido no ‘mercado negro’, enquanto os suplementos são liberados e vendidos em lojas especializadas”, explica a nutricionista esportiva Elisa Berkenbrock.

“Os suplementos alimentares, de um modo geral, são indicados para todas as idades. Desde uma criança que está com dificuldades para ganhar peso e pode usar proteína em menor dose ou até mesmo a creatina em idosos. Porém, eles devem ser prescritos por um especialista da área, e não por um colega de academia”, ressalta Elisa.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2013/11/anabolizantes-e-suplementos-diferencas-e-riscos-de-cada-opcao.html 
 

Compartilhar: