Efeitos no cérebro das atividades físicas

Efeitos no cérebro das atividades físicas

Sabia que as atividades físicas podem ter um efeito extremamente benéfico no cérebro? Pesquisas já apontaram que a prática regular de uma atividade física pode trazer sensação de bem estar, curar a ansiedade e até mesmo a depressão.
A fisiologia do exercício nos mostra as respostas e adaptações dos sistemas respiratório, cardiovascular e muscular a uma rotina de atividades físicas. A prática de exercícios também pode trazer prazer e aumentar a disposição para o trabalho e a recreação.

Além disso, a atividade física interfere em nosso sistema imunológico, em nosso trato gastrintestinal e em nosso sistema nervoso. Os exercícios melhoram a função cognitiva, melhoram o aprendizado e diminuem a demência.
O popular ditado “mente sã em corpo são”, da época romana, ganha agora mais sentido do que nunca. Novas pesquisas abordaram estas questões concluindo que a duração e a intensidade da atividade física podem, sem dúvida alguma, melhorar nossa agilidade cognitiva.

Maren Schmidt-Kassow, professora do Instituto de Psicologia Médica na Universidade Goethe de Frankfurt, afirma que o efeito benéfico provavelmente corresponde ao nível de intensidade do exercício. “Uma atividade leve em intensidade implicará níveis baixos de excitação psicológica, mas notáveis, o que ajuda a preparar o cérebro para a entrada de nova informação e para a codificação de tal informação nas lembranças”. 

Esses benefícios são sentidos principalmente depois dos 50 anos de idade, que é quando o cérebro passa por alterações que podem ocasionar doenças neurodegenerativas, como, por exemplo, o Alzheimer. A prática de uma atividade física também aumenta nossa autoestima, ao passo que nos ajuda a entrar em forma.

Diante dessas afirmações, fica claro que “malhar”, além dos benefícios para o corpo, gera benefícios para o cérebro. Se a sua desculpa para não praticar atividades físicas é a falta de tempo, reflita sobre uma famosa frase do físico alemão Albert Einstein: "Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de planejamento".

Fontes: https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/qual-o-efeito-no-cerebro-de-atividades-fisicas.html e https://amenteemaravilhosa.com.br/corpo-sao-mente-sa/
 

Compartilhar: