Emagreça combinando Musculação e HIIT

Emagreça combinando Musculação e HIIT

Segundo o educador físico Sandro Lenzi, a utilização de HIIT (High Intensity Interval Training - Treinamento Intervalado de Alta Intensidade) e musculação no mesmo treino ainda é visto com maus olhos pelas mentes mais desavisadas. Porém, ele afirma que a combinação destes dois tipos de exercícios, quando aplicados da maneira correta, surte resultados fantásticos.

Mas é importante ressaltar que isso depende do contexto em que este tipo de treinamento é aplicado. Para isso, é necessário ter em mente que este tipo de combinação de treino tem como principal objetivo o emagrecimento, seja para diminuição acentuada do percentual de gordura, seja para melhora da definição muscular.

A combinação de HIIT e musculação pode ser feita na mesma sessão de treino ou em dias alternados. Sendo o HIIT um treinamento aeróbico, mesmo que de alta intensidade, ele deve ser feito, na maioria dos casos, depois da musculação. Isso porque se o HIIT for feito antes da musculação irá eliminar grande parte das reservas de glicogênio, Creatina e ATP, o que prejudicará o treino de musculação.

Quando o objetivo é o emagrecimento, temos na musculação diferentes métodos de treinamento. Geralmente, são utilizados exercícios multi-articulares, atuando sobre músculos maiores e com intervalos entre as séries mais curtos. Além disso, no caso de pessoas que já sejam ativas, é possível obter bons resultados com treinamentos compostos, como o Drop Set ou o Bi set. Isto por que eles utilizam, de forma mais acentuada, as reservas de glicogênio, fazendo com que o metabolismo fique mais acelerado no pós-treino.

Desta maneira, quando o foco é no emagrecimento, é importante que a musculação seja feita com este objetivo e o HITT seja feito após o final do treino. Caso a opção seja fazer o HIIT em dias alternados, o que também é uma opção bastante interessante, deve-se ressaltar que é importante que ele não cause uma sobrecarga demasiada nos músculos já treinados.

Por exemplo, caso a pessoa tenha treinado o quadríceps num dia e vá fazer o HIIT com bike no outro, causará uma sobrecarga maior neste músculo. Não que isso seja proibido, mas é importante ter um bom controle de cargas neste caso, para que isso não venha a ocasionar lesões. Se o treino for feito no mesmo dia, também é preciso tomar cuidado com os músculos trabalhados, principalmente na recuperação pós-exercício.

Sandro Lenzi comenta que se o objetivo de uma pessoa é emagrecer, poucos métodos serão tão eficientes quanto o HIIT e a musculação combinados, pois, ao combiná-los, além de manter o metabolismo acelerado por muito mais tempo, a pessoa ainda terá um bom desenvolvimento de sua massa muscular, o que causará um aumento considerável no metabolismo basal.


Fonte: https://www.treinomestre.com.br/hiit-e-musculacao-como-combinar-estes-treinos/

Compartilhar: