Exercícios podem reduzir sintomas da TPM

Exercícios podem reduzir sintomas da TPM

De acordo com Amanda Panteri, em matéria para o Boa Forma, exercícios físicos regulares podem contribuir para a diminuição de sintomas negativos típicos do ciclo menstrual – como cólica, dor nos seios, fadiga, alterações de humor e fome excessiva. Foi o que responderam 78% das mais de 14 mil mulheres que participaram de uma pesquisa elaborada pela FitrWoman (aplicativo de monitoramento do ciclo menstrual e esportes) em parceria com a Universidade de St Mary’s, no Reino Unido. A pesquisa foi elaborada por meio da rede social para esportistas Strava. Os dados obtidos contaram com a contribuição de cerca de 2 mil brasileiras.

Com idade média de 40 anos e ativas, as mulheres do Reino Unido, França, Alemanha, Irlanda, Espanha, Estados Unidos e Brasil relataram ter percebido uma diminuição dos sintomas com as atividades consideradas moderadas (aquelas que deixam a respiração bem pesada, mas ainda é possível conversar ao realizá-las). Isso acontece porque o esporte mexe diretamente com a regulação dos hormônios no corpo. “Os benefícios de uma vida ativa se dão não somente pelos efeitos positivos para a respiração, coração e metabolismo. Mas também pela liberação de hormônios e neurotransmissores associados ao bem-estar e níveis de humor”, explica a ginecologista Bianca Franco, de São Paulo.

Dentre eles, a médica cita a dopamina, relacionada ao controle do humor, a adrenalina, a serotonina, muito ligada à sensação de felicidade, e insulina, que gera saciedade ao cérebro. Se a vida ativa é associada a uma alimentação balanceada, então, os resultados são melhores ainda. “O equilíbrio com horas suficientes de descanso e boa hidratação é ainda mais eficaz”, diz a educadora física Priscila Lopes, coordenadora da academia Velox Fitness, no Rio de Janeiro.

Mas calma. Mesmo com todos os hábitos saudáveis, não é incomum as mulheres ficarem mais cansadas, desanimadas e com cólica durante algum período do seu ciclo menstrual. Quase todas (88%) das que responderam à pesquisa também sentem a mesma coisa – e 69% delas já tiveram que mudar o treino por conta disso. Tudo isso acontece por causa de dois hormônios sexuais femininos: o estrogênio e a progesterona, que são os controladores do ciclo menstrual e variam suas concentrações no organismo durante o mês.

“No início do ciclo menstrual, os níveis hormonais são baixos e o desempenho físico costuma ser pior. Após a ovulação, a concentração de progesterona é alta, mas a de estrogênio é baixa, ocasionando fadiga, irritabilidade, dores de cabeça retenção de líquido e outros sintomas”, explica a ginecologista. O período pós-menstruação é aquele em que o estrogênio atinge seu pico, e constitui a época em que as mulheres costumam ter mais resistência e sentir mais ânimo.

Diante dessas informações, o que as mulheres devem fazer quando estão “naqueles dias”? Amanda Panteri comenta que o segredo é respeitar os limites do corpo. Isso não quer dizer que a academia deve ser deixada de lado, pois a pesquisa elaborada pela FitrWoman constatou que a atividade física pode diminuir os sintomas da TPM. “A mulher pode fazer um ajuste no treino, que varia de pessoa para pessoa. Às vezes, adaptar a carga basta para algumas, enquanto outras necessitam de atividades menos intensas no dia”, afirma Priscila Lopes.

Fonte: https://boaforma.abril.com.br/saude/exercitar-se-pode-reduzir-sintomas-da-tpm-diz-pesqua/
 

Compartilhar: