Hidratar rima e combina com exercitar

Hidratar rima e combina com exercitar

Não é a toa que hidratar rima e combina com exercitar, pois, quando praticamos exercícios físicos, devemos combinar alimentação adequada com ingestão de líquidos. Portanto, não devemos nos preocupar somente em escolher adequadamente os alimentos que comemos, mas também no conteúdo e nas quantidades de líquidos que ingerimos. Como há perdas significativas de líquidos e minerais durante a prática de exercícios físicos, a ingestão de líquidos deve ser aumentada para que a falta de hidratação não traga malefícios ao nosso organismo.

É importante destacar que a taxa de transpiração é altamente variável durante a prática de atividades físicas, variando de pessoa para pessoa e também de acordo com as condições climáticas. Em média, perde-se de 1 a 2 litros de líquidos por hora de exercício, dependendo das condições ambientais de temperatura e umidade relativa do ar.

Quando transpiramos, perdemos água e eletrólitos (sódio, potássio, magnésio e cloro). Esta perda causa desidratação, que acarreta uma diminuição do volume de sangue em cada bombeamento (batimento cardíaco) realizado pelo coração. Para contornar esta situação, o organismo mobiliza água de várias partes do corpo para o sangue. Quando esse mecanismo é insuficiente, ocorre um aumento da frequência cardíaca na tentativa de manter o bombeamento de sangue e a pressão arterial em condições normais. Quando o aumento da frequência cardíaca é insuficiente ocorre redução de força aeróbia (capacidade respiratória) e prejuízo no desempenho durante a atividade física.

De acordo com a porcentagem de perda de água corporal, pode haver o comprometimento da atividade física, comenta Rogério Neves, maratonista e Diretor Clínico do SportsLab-Laboratório de Performance Esportiva. Por exemplo, se houver perda de 2%, ocorre a sensação de sede; perda de 4%, há uma diminuição de 20 a 30% da capacidade física acarretando em um esforço maior para a sua realização.

Durante a atividade física, os músculos produzem grande quantidade de calor que deve dissipar-se ao ambiente, caso contrário, ocorrerá um aumento da temperatura central do corpo. A sudorese (transpiração) é uma resposta fisiológica que tenta limitar este aumento de temperatura. Contudo, caso ocorra perda de líquidos e esta resposta não for compensada com a ingestão de líquidos, haverá um desequilíbrio na regulação da temperatura, gerando diminuição do rendimento.

Quando se fala em hidratação, além da água, logo vem à cabeça os isotônicos. Isotônicos são bebidas à base de água, sais minerais e carboidratos (6 a 8%), ideais para reposição de líquidos e eletrólitos (essenciais nas contrações musculares) perdidos durante atividade física por meio do suor. Em atividades físicas com até 60 minutos de duração, em tese, não há necessidade de repor estes sais, portanto, tomar água será suficiente. Porém existem situações que devem ser analisadas. De uma maneira geral, atividades com mais de 90 minutos de duração necessitam do consumo de uma bebida isotônica.

Caso queira conhecer algumas dicas de como se hidratar da forma ideal, acesse o link na sequência:

Fonte: https://www.educacaofisica.com.br/ciencia-ef/hidratacao-x-atividade-fisica/ 
 

Compartilhar: