A importância do Core nas atividades físicas

A importância do Core nas atividades físicas

A vida moderna leva a maioria da população ao sedentarismo. E esse leva a um enfraquecimento e descompensação muscular que acarreta várias disfunções e dores. Sendo a mais comum das dores a lombar. E para prevenir e até mesmo aliviar dores e disfunções, principalmente as posturais, há um grupo de músculos de grande importância que devem ser trabalhados em sinergia com qualquer tipo de treinamento.

O conjunto desses músculos é o que chamamos de Core. No inglês, CORE significa núcleo. No esporte, podemos dizer que é o centro do movimento. Muitos associam ao abdome, mas é muito mais. O core é uma unidade integrada de 29 pares de músculos que comportam o complexo lombo-pélvico-abdominal. É o centro de produção de força para todos os movimentos e onde se localiza o centro de gravidade.

O Core é composto por dois sistemas: de movimento e estabilizador. O sistema de movimento engloba a musculatura mais superficial da região e o sistema estabilizador a musculatura mais profunda. Trabalhando esses dois sistemas, temos uma completa e eficiente ação do Core. Essa região oferece suporte e movimento a todas as outras regiões do corpo, sendo importante em movimento ou quando parado.

Fortalecer o core é importante para qualquer tipo de atividade física que a pessoa for praticar, visto que a contração harmônica dos músculos que o compõem proporciona estabilidade estática e dinâmica do tronco e da pelve. Isso é válido para atividades cotidianas e também para a prática de esportes. Talvez a maior importância seja a prevenção de lesões, principalmente na região lombar que são queixas de dores pela maioria das pessoas. Isso muitas vezes é causado por um core fraco.

Há diversas maneiras de se treinar o Core, mas é preciso saber que objetivos queremos alcançar. E de antemão devemos ter alguns cuidados na execução desses exercícios. Para isso é imprescindível um bom conhecimento por parte do educador físico que montará o treino para fortalecimento do Core, assim como o aluno ter consciência corporal dos seus movimentos e seus limites.

Fontes: https://blogeducacaofisica.com.br/core-na-atividade-fisica/  
 

Compartilhar: