A importância dos alongamentos para a musculação

A importância dos alongamentos para a musculação

Infelizmente, a importância do alongamento dos músculos para a prática de exercícios com pesos não é um tema muito disseminado. Portanto, é imprescindível que as pessoas, principalmente aquelas que não são acompanhadas por um educador físico, conheçam os benefícios que eles podem gerar para quem pratica musculação. Primeiramente, é importante esclarecer que o alongamento dos músculos é feito por meio de diversos exercícios que objetivam, entre outros benefícios, oferecer mais elasticidade e amplitude para os movimentos que serão feitos durante uma atividade física, como, por exemplo, a musculação.

Ao executar os movimentos dos exercícios de alongamento, a pessoa estará alongando as fibras de seus músculos para que elas se adaptem a determinados movimentos. Portanto, para cada tipo de atividade física, são indicados exercícios específicos de alongamento. Diante dessa afirmação, torna-se fundamental buscar o acompanhamento de um educador físico, pois a execução incorreta dos exercícios de alongamento poderá prejudicar seu corpo, assim como qualquer outra atividade. O acompanhamento, de acordo com a Dra. Patrícia Leite, do site Mundo Boa Forma, não deve se limitar apenas à musculação propriamente dita, pois o alongamento será a preparação para seu treino, portanto, deverá ser feito de forma segura, assim como os demais exercícios.

A conciliação dos exercícios de alongamento com a musculação deve ser uma prioridade, pois, dessa forma, a pessoa poderá desfrutar apenas dos benefícios da prática, e não de prejuízos ao seu corpo. Também é importante destacar que os exercícios de alongamento para a prática da musculação proporcionarão um melhor condicionamento da musculatura da sua coluna para treinos de alta intensidade, objetivando não só um melhor rendimento, como também a melhora da postura e a redução de desconfortos comuns referentes à coluna.

O principal benefício dos exercícios de alongamento é a prevenção de possíveis lesões, portanto, eles são extremamente importantes antes do início do treino, especialmente no frio, quando distensões musculares são mais comuns. Caso ache os exercícios de alongamento muito monótonos, converse com seu personal trainer sobre a possibilidade de fazer séries com cargas bem leves nos aparelhos que irá utilizar durante seu treino.

Mesmo que não pratique musculação ou outro tipo de atividade física, pense com carinho na possibilidade de fazer exercícios de alongamento, os quais poderão ser realizados logo após você acordar. A Dra. Patrícia Leite comenta que a pessoa poderá notar as diferenças em poucos dias, pois seu corpo se mostrará mais preparado e disposto para a rotina diária.

O alongamento dos músculos pode ser feito em qualquer lugar, portanto, a pessoa poderá buscar momentos para se revigorar por meio de exercícios de alongamento não só na academia, como também em sua própria casa. Caso pratique musculação em academias que possuam um espaço verde, utilize este ambiente para fazer seus exercícios de alongamento e ter um contato com a natureza, pois isso proporcionará uma sensação de relaxamento muito agradável. A Dra. Patrícia Leite ressalta que a prática destes exercícios em ambientes externos ricos de beleza natural é revigorante e pode proporcionar momentos únicos.

Acesse o link na sequência para conhecer alguns tipos de exercícios de alongamento apresentados pelo site Mundo Boa Forma.

Fonte: https://www.mundoboaforma.com.br/15-exercicios-de-alongamento-para-musculacao/
 

Compartilhar: