Mitos e verdades sobre atividades físicas

Mitos e verdades sobre atividades físicas

A cultura brasileira é rica em exemplos de crendices populares, como, por exemplo: o saci-pererê, o caipora, o curupira, a mula sem cabeça, o negrinho do pastoreio etc. Tais crendices são, na verdade, mitos (ideia falsa, que não corresponde à realidade. Coisa inacreditável, fantasiosa, irreal, utopia).

A prática de atividades físicas não está livre de diversos mitos. Portanto, é importante separar os mitos das verdades. Na obra “Um Convite à Saúde”, escrita por Valdir J. Barbanti, são apresentados diversos mitos relacionados à prática de atividades físicas e perda de peso, assim como suas respectivas verdades, ou seja, se eles são simplesmente crendices populares ou se estão amparados por alguma comprovação científica. Na sequência, são apresentados alguns desses mitos e suas respectivas “verdades”: 

Mito: mulheres que fazem musculação ficam masculinizadas.
Verdade: nenhuma mulher deveria se preocupar com isso. Ter um corpo forte, saudável, não faz nenhuma mulher ficar mais masculina. Pelo contrário, torna-a mais atraente. Nenhuma atividade pode alterar a feminilidade de alguém.

Mito: músculos grandes são músculos fortes.
Verdade: depende de que tipo de força você está falando, mas nem sempre músculos volumosos são músculos fortes. Pode-se perfeitamente aumentar a força dos músculos sem aumentar seu volume.

Mito: ginástica localizada reduz a gordura localizada naquela área.
Verdade: daria para escrever um livro desmascarando esse mito. Enquanto os músculos da área exercitada (como no abdômen ou no quadril) podem se tonificar ou até crescer (hipertrofiar), as gorduras não serão preferencialmente queimadas nesta área. O corpo, quando usa gordura, a retira de todas as regiões do corpo. A ginástica redutora localizada é uma mentira institucionalizada. Promete mas não cumpre.

Mito: o exercício aumenta o apetite, por isso não perco peso.
Verdade: as pesquisas sugerem que a atividade física moderada deprime o desejo de comer e não o aumenta.

Mito: fazer exercício não queima muitas calorias por isso não ajuda a emagrecer.
Verdade: de fato, para queimar 1 quilo de gordura você teria de andar 24 horas sem parar... e sem comer. Contudo, fazer exercícios regularmente eleva o metabolismo em curto e longo prazo. O resultado é que mais calorias estão sendo queimadas continuamente, mesmo quando você está descansando.

Caso queira conhecer mais mitos relacionados à prática de atividades físicas e perda de peso, acesse o link na sequência.

Fonte: https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/mitos-e-verdades-sobre-a-atividade-fisica.html
 

Compartilhar: