Mitos sobre musculação feminina

Mitos sobre musculação feminina

Embora os homens ainda sejam maioria na prática da musculação, ela tem conquistado cada vez mais mulheres. Porém, acredita-se que várias delas não praticam tal atividade física pelo fato de acreditarem em alguns mitos, que levariam a crer que a musculação não é indicada para mulheres. Carla Basílio levantou e comentou 5 dos principais mitos sobre musculação feminina, os quais são apresentados na sequência:

MITO 1: “MUSCULAÇÃO VAI ME DEIXAR MASCULINIZADA”
Os fisiculturistas, tanto homens quanto mulheres, vivem para esse esporte. Treinar, para essas pessoas, não é um hobby, é algo extremamente profissional. Além de pegarem pesadíssimo nos treinos, eles precisam ter uma alimentação muito regrada, sono adequado, suplementação específica e, na maioria dos casos, fazer uso de anabolizantes, em especial as mulheres. Isso porque a anatomia, fisiologia e produção hormonal das mulheres são bem diferentes dos homens. Então, esqueça essa história de “não vou pegar muito pesado porque não quero ficar forte demais”. A verdade é que em situações normais, além de você não ficar com o corpo masculinizado, precisará se esforçar muito para ter resultados relevantes.

MITO 2: “WHEY PROTEIN ENGORDA”
As mulheres, em especial, têm muito medo de engordar usando qualquer tipo de suplemento. Já que o whey protein, atualmente, é o mais famoso deles, nada melhor que desvendar um dos mitos que o cercam. Whey Protein é o nome comercial dado à proteína do soro do leite, que possui baixo teor de gorduras e carboidratos; portanto, não engorda. E mais: o whey protein ajuda no emagrecimento, saciando e controlando o apetite, já que libera o colecistoquinina (CCK – Cholecystokinine), um hormônio gastrointestinal responsável pelo controle do apetite e da glicemia. Diante do exposto, caso seja usado de maneira adequada, o whey protein não engorda. Pelo contrário, favorece o ganho de massa magra e a queima de gordura.

MITO 3: “SÓ VOU COMEÇAR A MALHAR DEPOIS QUE EMAGRECER”
É muito comum, especialmente entre iniciantes na academia, a ideia de que para emagrecer é preciso fazer aeróbico, e que a musculação é só para quem quer desenvolver músculos. Mas a verdade é que a musculação não só emagrece, como ajuda você a se manter magra. E têm dois motivos principais para isso.

1º) Gasto Calórico Total: o gasto calórico de uma atividade física deve englobar não só as calorias gastas no momento do exercício em si, mas também a energia gasta pelo corpo para se recuperar daquela atividade. Quanto maior for a intensidade do exercício, maior será a demanda de energia para reparar o que foi gasto pelo corpo. Esse mecanismo de recuperação do organismo após um exercício com pesos demanda muito mais energia do que uma atividade aeróbica.

2º) Músculos são metabolicamente ativos: se você quer emagrecer e/ou se manter magra, é importante saber que quanto mais músculos você tiver, mais acelerado será seu metabolismo. Para você ter ideia, músculos demandam oito vezes mais energia do que as células de gordura. E mais: cada quilograma adicional de músculo demanda aproximadamente 100 kcal por dia. Consegue imaginar o quanto isso representa em uma semana? Um mês? Um ano? É por isso que a musculação emagrece, já que ajuda você a desenvolver e manter sua musculatura.

MITO 4: “COMECEI A FAZER MUSCULAÇÃO E ENGORDEI, POR ISSO PAREI DE MALHAR”
É muito comum ver pessoas que começam a treinar e, quando sobem na balança, o peso está o mesmo ou até aumentou. Se você estiver levando o treino a sério e se alimentando corretamente, com certeza isso é um bom sinal: você ganhou massa magra! Por isso, por favor, se você quer se manter motivada nos treinos, esqueça a balança. Ou pelo menos não a use como referência absoluta para medir sua evolução. Você deve focar na sua composição corporal, isto é, o quanto de músculo e o quanto de gordura você possui. Seu peso, sozinho, só diz se você é leve ou pesada, e não se você é gorda ou magra. Para isso é preciso fazer avaliações, como bioimpedância, dobras cutâneas, medição de circunferências (especialmente abdominal), entre outras.

MITO 5: “TENHO QUE COMER POUCO PARA TER BONS RESULTADOS”
Uma das ideias mais absurdas sobre emagrecimento é o fato de que você precisa passar fome para conseguir chegar no seu “peso ideal”. Essas dietas que você encontra em revistas, que prometem emagrecimento rápido em pouquíssimo tempo, só favorecem o efeito sanfona. Nas duas primeiras semanas de uma dieta restritiva, é muito comum perder uma quantidade bem significativa de peso. E é exatamente por isso que você continua motivada a fazer a dieta. Para que a dieta continuasse fazendo efeito, você teria que comer cada vez menos. Mas sempre chega aquele ponto insustentável que a fome e o fato de você não estar vendo mais resultado vencem e você desiste de tudo. Daí você retoma seus hábitos alimentares, e mesmo que eles não sejam tão ruins, agora seu metabolismo está mais lento e você possui menos massa muscular para consumir energia dos alimentos. Por isso é muito fácil recuperar o peso e engordar ainda mais. Se você faz esse tipo de dieta e vai malhar, é ainda pior. Seu corpo precisa de energia apenas para se manter, imagina para fazer uma atividade com pesos, que exige um bom desempenho para obter resultados significativos. Portanto, procure um nutricionista, de preferência esportivo, e fale para ele qual é o seu objetivo. A partir disso, ele montará um plano alimentar baseado nas suas metas e também nas suas necessidades diárias de energia. Assim você não corre o risco de comer demais ou de menos e então finalmente terá resultados duradouros.

Fonte: https://emagrecerdevez.com/5-mitos-musculacao-feminina/ 
 

Compartilhar: