Musculação e Ciclismo: parceiros ideais

Musculação e Ciclismo: parceiros ideais

O ciclismo é um dos esportes mais prazerosos que existem, seja ele urbano, de montanha ou mesmo na estrada. Sem falar naquele passeio de família em parques e ciclo faixas. Caso nunca tenha pedalado, não sabe o que está perdendo. Porém, para que possa praticá-lo com maior frequência, é imprescindível que prepare seu corpo devidamente. É aí que a musculação surge como uma grande parceira dos ciclistas.

Dependendo da modalidade de ciclismo que a pessoa escolher, poderá ficar mais tempo sentada, que é o caso das estradas de asfalto e triathlons. Neste caso, a pelve deve ser protegida, pois o peso do tronco ficará esmagando-a no banco. Caso a opção seja pelo montain bike, ficará em pé grande parte do tempo, em subidas e descidas, necessitando ainda mais equilíbrio ao pedalar. Portanto, é imprescindível fazer um trabalho de fortalecimento dos músculos abdominais.

De acordo com Ricardo Novo, personal trainer e triatleta, treinos de força, resistência e propriocepção são necessários para um melhor rendimento das pedaladas. O ato de pedalar exige uma sincronia de movimentos, envolvendo praticamente todos os músculos do corpo, com ênfase para as pernas.

As pernas são o principal mecanismo propulsor no pedal. Na parte superior das pernas, os quadríceps (parte da frente da coxa) são constantemente solicitados, seja nas retas ou nas subidas. Durante o ciclo da pedalada, na fase ascendente do pedal, entram em ação os isquiotibiais (músculos de trás da coxa). É importante ressaltar que os adutores e abdutores fortalecidos previnem lesões na articulação do quadril.

As panturrilhas (também conhecidas pelos mais antigos como “batatas da perna”) merecem uma atenção cuidadosa, pois são elas que protegem e acionam a articulação do tornozelo. Caso o ciclismo seja praticado com tênis, esta articulação deve sustentar o movimento e não deixar os pés saírem de cima do pedal. Se o ciclista utiliza sapatilhas ou firma-pé (aquelas tiras que seguram o pé no pedal), a articulação fica responsável apenas pelo movimento cíclico. As panturrilhas são severamente utilizadas durante as pedaladas e, por serem pequenas se comparadas aos quadríceps, ficam mais cansadas.

Conforme já mencionado, além das pernas, também é preciso trabalhar a musculatura de diversas outras partes do corpo, como pescoço, ombros (deltoides), cotovelos, punhos, costas e abdômen. Caso queira conhecer dicas de exercícios com pesos para as pernas e também para as outras partes do corpo, acesse o link disponível na sequência.

Fonte: https://horadotreino.com.br/musculacao-para-ciclistas/ 
 

Compartilhar: