
Musculação para idosos: remédio para a sarcopenia
A palavra Sarcopenia vem do vocabulário grego (sarx = carne e penia = perda – perda da carne). Define-se pela perda da massa muscular que ocorre com o envelhecimento, sendo responsável por alterações na composição corporal e densidade óssea.
A perda muscular faz parte do envelhecimento. Em algumas pessoas, porém, esse processo — que começa por volta dos 40 anos — acontece de forma muito acelerada, diminuindo a qualidade de vida. Esse é o principal sintoma da sarcopenia, uma doença normalmente associada a outro problema, a osteoporose. O idoso começa a perder a capacidade de locomoção, a segurança para subir a escada, o desempenho na vida social. Porém, é possível fazer 100 anos sem deixar de ser ativo, afirma o professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Wilson Jacob.
Com o processo de envelhecimento, existe uma perda preferencial pelas fibras tipo II (contração rápida) que está relacionada com a redução na força muscular, uma vez que estas fibras são consideradas grandes responsáveis pelo trabalho de força. Já a fibra do tipo I (de contração lenta) permanece menos afetada.
Para o tratamento da sarcopenia têm-se adotado a reposição hormonal, suplementação nutricional e a prática de exercício físico. O treinamento de força, mais do que qualquer outro, pode diminuir os efeitos do envelhecimento contribuindo para uma melhora na função neuromuscular.
Num estudo com indivíduos idosos (média de idade de 87 anos), institucionalizados, que realizaram treino de resistência associado à suplementação nutricional por dez semanas, comprovou-se um aumento de 125% da força muscular, bem como melhora objetiva da marcha, velocidade e atividade física espontânea.
Em outro estudo, foram investigados 112 idosos. Os participantes realizaram treino de força duas vezes por semana, durante 8 a 12 semanas. Demonstrou-se que o pico de potência muscular pôde ser melhorado de forma semelhante, por meio de um treinamento de leve, moderada ou alta intensidade. Porém, o uso de cargas altas é a forma mais efetiva para obter melhoras na força, potência e resistência em idosos.
Segundo Thamyres Dias, o melhor exercício físico contra a sarcopenia é a musculação. Ela comenta que as atividades dentro da água, como a hidroginástica e a natação, não são tão eficazes, pois, como não sofrem a pressão da gravidade, formam menos músculos.
Fontes: https://www.educacaofisica.com.br/noticias/treinamento-de-forca-x-sarcopenia/
https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/exercicios-dieta-previnem-sarcopenia-doenca-que-atinge-os-idosos-provoca-perda-muscular-6168923.html