Músculos fortes para proteger a coluna,

Músculos fortes para proteger a coluna

Quem já não se queixou de problemas de coluna? Sabia que tais problemas podem ser agravados pela má postura e falta de exercícios? É importante destacar que eles também podem ser consequência de doenças como a osteoporose e a espondilite anquilosante (uma inflamação das articulações).

A lordose, que é o aumento anormal da curvatura lombar, pode ser causada por postura errada, músculos abdominais fracos ou barriga proeminente, causando dor quando a pessoa fica muito tempo em pé. Outro problema que pode surgir na coluna é a escoliose, que pode ser observada quando a coluna se mostra torta no plano das costas, parecendo uma curva em C ou em S. Geralmente, o músculo lateral dessa região fica mais tensionado do que o seu par do outro lado e puxa a coluna em si. A escoliose costuma progredir na adolescência e atinge mais as meninas.

Com o passar dos anos, submetemos nossa coluna a uma série de posturas inadequadas, impactos e esforços feitos sem nenhum cuidado. Sabia que os males da coluna são perfeitamente evitáveis? Basta nos conscientizarmos de como preservá-la adequadamente. Gestos como andar, sentar e até mesmo dirigir o carro podem representar a diferença de uma coluna saudável ou não.

Muitos danos podem ocorrer se insistirmos numa postura errada. Portanto, quanto antes forem corrigidos e trabalhados, mais fácil fica eliminar os vícios posturais. Segundo o educador físico Alexandre Vieira, os exercícios são uma importante forma de prevenção dos problemas na coluna. Quando a pessoa tem os sintomas, deve fazer um tratamento sintomático, ou seja, por meio de medicação e fisioterapia. Quando a pessoa sai da fase de dor, é indicado que faça exercícios físicos. Os exercícios físicos, sem dúvida, contribuem muito para evitar lesões e também corrigir problemas já detectados, pois músculos fortes, treinados e com boa flexibilidade protegem a coluna, diminuindo o risco de lesões.

Alexandre Vieira comenta que as pessoas que têm problemas de coluna necessitam de um trabalho de musculação para fortalecer os músculos que estão relaxados ou flácidos, e de muito alongamento para relaxar os músculos tensos. A musculação e os exercícios de alongamento, além de proporcionarem maior flexibilidade, ajudam a evitar lesões em possíveis quedas e movimentos bruscos como, por exemplo, estiramentos e distensões musculares.

As pessoas que possuem algum tipo de problema na coluna vertebral devem praticar atividades físicas para poderem manter uma qualidade de vida satisfatória, pois, caso tal conselho não seja levado em conta, mais cedo ou mais tarde, o problema poderá ser agravado. Além disso, é importante lembrar que a realização de atividades físicas contribui para uma boa postura. Obviamente, antes de iniciarmos a prática de qualquer tipo de atividade física, é imprescindível contarmos com a supervisão de um médico e um educador físico.

Fonte: http://www.sitemedico.com.br/site/boa-forma/fitness/7464-a-correcao-da-postura-e-os-beneficios-da-atividade-fisica 
 

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Márcia Carneiro
Por Márcia Carneiro Personal Trainer, e-mail: marcia.personal@hotmail.com
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