Músculos versus força

Músculos versus força

Quando vemos um indivíduo bem musculoso, logo pensamos: como ele é forte! Acredite se quiser, mas você pode estar equivocado. Sabia que o tamanho dos músculos não significa necessariamente mais força? De acordo com os profissionais de educação física e os médicos especializados em medicina esportiva, a massa muscular não equivale necessariamente a mais força, ou seja, uma pessoa mais magra pode ser mais forte do que uma pessoa bem musculosa.

A potência, ou força muscular, é a força máxima ou a tensão que pode ser gerada por um músculo ou grupo muscular. Os músculos são formados por fibras de contração rápida e de contração lenta. Estas estruturas agem de maneira diferenciada em atividades de explosão muscular e resistência. Quem treina nas academias consegue aumentar o volume dos músculos, se torna mais resistente à fadiga e até melhora a potência, mas não fica necessariamente forte. Em resumo: tamanho não tem relação direta com força.

Vários estudos afirmam também que o tecido muscular apresenta força equivalente em todas as pessoas, independentemente do tamanho da estrutura muscular. Algumas pessoas também têm uma tendência natural a apresentar mais força por causa de questões anatômicas, como as ligações dos músculos. Isso explica porque alguns indivíduos magros são mais fortes do que os musculosos. Existe ainda um limite de força que se pode acumular ao longo dos treinos, mas obviamente os ganhos de massa muscular ajudam a ganhar força.

Você já deve ter ouvido falar que o aumento de força, em última análise, conduz aos ganhos de massa muscular. Porém, para provar que isso não é necessariamente verdade, basta observar os “hardgainers”, indivíduos magros que ficam muito mais fortes, mas que parecem que nunca conseguem ganhar um quilo de músculo. Os ginastas olímpicos, muitas vezes ficam muito mais fortes sem ganharem uma quantidade significativa de massa muscular. O aumento de força sem massa muscular é devido à falta de calorias nos “hardgainers” e poucas repetições com pesos pesados no caso dos ginastas olímpicos.

Segundo o site Musculação.Net, é um pouco confuso entender isso, portanto, eles explicam que cada quilo de músculo tem aproximadamente a mesma quantidade de força, independentemente do tipo corporal, tipo de treino ou sexo. A sua força durante o treino, é o resultado do tamanho do músculo, diferenças anatómicas e experiência de treino. Os ganhos musculares conduzem sempre a ganhos de força, mas os ganhos de força nem sempre produzem ganhos musculares. 

Fontes: https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/a-maior-forca-e-proporcional-a-quantidade-de-musculos.html e https://www.musculacao.net/mais-massa-muscular-equivale-a-mais-forca/
 

Compartilhar: