Não pode correr? Pedale!

Não pode correr? Pedale!

Sem dúvida que a atividade aeróbica mais democrática, mais difundida, mais prática e mais praticada em todo mundo é a corrida. E de fato, segundo Márcio Atalla, é uma ótima opção: tem altíssimo gasto calórico, promove excelentes ganhos cardiorrespiratórios, trabalha e movimenta o corpo todo.

Apesar de todos os benefício da corrida, infelizmente, tal modalidade esportiva não pode ser praticada por todos. Felizmente, a corrida não é a única atividade física capaz de fornecer tantos benefícios ao corpo e à saúde. O ciclismo também é uma atividade excelente, podendo ser, inclusive, considerado uma porta de entrada para quem quer começar a correr e precisa antes ganhar algum preparo físico. Por outro lado, acaba sendo a porta de saída para aqueles que correram durante muitos anos e sentem que o alto impacto da corrida já não passa mais "despercebido", ou seja, para aqueles que dizem: a corrida me machuca!

Nas últimas décadas, o ciclismo vem crescendo muito. Não apenas como atividade física, mas como meio de locomoção. Apesar disso, Marcio Atalla comenta que ainda temos que brigar pelas bicicletas, para que possam ocupar seu espaço. Normalmente, os ciclistas que usam a bike como atividade física andam em altas velocidades e precisam dividir a rua ou estrada com carros e ônibus. São diferentes de ciclistas que se locomovem pela ciclovia (a lei de transito só permite a velocidade de até 20 km/h dentro das ciclovias). Há ainda os ciclistas que gostam de subir montanhas ou andar na terra, o conhecido mountain bike. Há espaço e gosto para tudo e todos. Cada um deve procurar a que mais se identifica, a que pode, quer e consegue fazer.

Para os que tem medo ou estão iniciando, a bike indoor é uma excelente opção de treino. Inclusive, os treinos intervalados feitos na esteira ou na corrida de rua podem ser mais facilmente praticados em bikes de spinning ou em bikes de rua, usadas sobre um equipamento, chamado de rolo, em que ela gira sem sair do lugar.

O ciclismo promove ganhos espetaculares de condição física, sobretudo, cardiorrespiratória, além de gerar um grande aumento na força nas pernas. Os membros superiores, braços, ombros e costas também são recrutados, de forma menos intensa, mas são fundamentais para que tenhamos maior segurança em controlar a bike. Cuidados sempre são importantes, como a posição das pernas e pés na pedalada, a postura e posição na bike e a escolha do tamanho certo do quadro da bike.

Marcio Atalla ressalta que uma consultoria inicial é sempre importante. Conversar com um professor de educação física que tenha experiência com ciclismo é uma atitude que fará toda a diferença para quem deseja começar a pedalar.

Fonte: https://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/2019/03/28/nao-pode-correr-invista-no-treino-de-bike-ele-garante-muitos-beneficios/ 
 

Compartilhar: